O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES

Autores

  • Enoque Estevão Gomes Christian Business School
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB
  • Amanda Micheline Amador de Lucena UFCG
  • Carla Maria Dantas Oliveira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19251

Palavras-chave:

Formação continuada. Gestor. Docente. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O objetivo principal do trabalho foi abordar o papel do gestor escolar na formação continuada de professores, no âmbito de uma perspectiva de interação entre gestão formador-formando, buscando identificar elementos que possam contribuir na qualidade do processo de ensino aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa foram gestores das escolas da rede estadual do município de São José do Egito-PE, Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú. A pesquisa, fundamentada na linha da pesquisa-ação, envolveu a elaboração de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados e estruturados qualitativamente visando o entendimento do público leitor quanto o papel do gestor na execução de políticas públicas que garantam a qualidade do ensino-aprendizagem. Como referencial teórico foi abordado as concepções dos autores LIBÂNEO (2015); FERREIRA (2009); VASCONCELLOS (2000); LUCK (2004), dentre outros que consideram o papel do gestor escolar primordial na formação continuada dos professores e na qualidade do processo de ensino – aprendizagem.

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Biografia do Autor

Enoque Estevão Gomes, Christian Business School

Doutor em Educação pela Christian Business School-CBS. 

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

Doutora em Agronomia pela UFPB. 

Amanda Micheline Amador de Lucena, UFCG

Doutora em Recursos Naturais pela UFCG. 

Carla Maria Dantas Oliveira, UFCG

Mestre em Ciências Sociais pela UFCG. 

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Publicado

2025-05-22

Como Citar

Gomes, E. E., Guimarães, M. M. B., Lucena, A. M. A. de, & Oliveira, C. M. D. (2025). O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6026–6036. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19251