FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Clístenes Agis Batista Cipriano Christian Business Scholl
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26123

Palavras-chave:

Formação de Professores. Tecnologias Digitais. Ensino E Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, considerando fundamentos conceituais, desafios formativos e possibilidades de qualificação da prática docente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida por meio de revisão de literatura, com base em Gil (2022). Para a composição do corpus, foram selecionados dez artigos publicados entre 2021 e 2025, relacionados à formação docente, competência digital, integração curricular das tecnologias e mediação pedagógica. Os resultados indicaram que a produção recente tem se concentrado em três eixos principais: a ampliação dos fundamentos conceituais da competência digital docente, a identificação de fragilidades curriculares e institucionais na formação inicial e continuada, e a defesa de processos formativos orientados pela intencionalidade pedagógica, pela reflexão crítica e pela construção de repertório didático. Conclui-se que a integração das tecnologias ao ensino demanda uma formação docente contínua, situada e teoricamente consistente, capaz de articular currículo, mediação pedagógica e cultura digital, superando abordagens restritas ao treinamento técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clístenes Agis Batista Cipriano, Christian Business Scholl

Graduado em Matemática, professor, Universidade Regional do Cariri – URCA Mestrando em Ciências da Educação, Christian Business Scholl. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Orientadora: Professora, Ph.D. Doutora em Ciências da Educação, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Psicopedagoga, Pedagoga, Analista do Comportamento Aplicada, Especialista em Escrita Acadêmica Avançada, Professora do Ensino Superior e professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2026-05-06

Como Citar

Cipriano, C. A. B., & Silva, R. I. P. da. (2026). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(5), 1–17. https://doi.org/10.51891/rease.v12i5.26123