FORMAÇÃO CONTÍNUA E DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Autores

  • Rosimeire Gouvea dos Santos Faculdade Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21941

Palavras-chave:

Formação continuada. Competências interpessoais. Educação inclusiva. Prática pedagógica.

Resumo

O artigo analisa a importância da formação continuada e do desenvolvimento das competências interpessoais na consolidação de práticas pedagógicas inclusivas, destacando o papel do professor como mediador das relações humanas no ambiente escolar. O objetivo foi compreender como a formação permanente dos docentes contribui para a construção de uma cultura escolar baseada na empatia, no diálogo e na valorização da diversidade. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica, utilizou a análise de conteúdo para organizar e interpretar produções acadêmicas sobre formação docente e educação inclusiva. O corpus foi composto por quarenta estudos publicados entre 2014 e 2024, selecionados por relevância e rigor metodológico. Os resultados evidenciaram que a formação continuada é essencial para aprimorar práticas pedagógicas e fortalecer competências interpessoais, como empatia, escuta ativa, comunicação e mediação de conflitos. Essas habilidades favorecem a criação de ambientes acolhedores e colaborativos, nos quais a diversidade é reconhecida como elemento enriquecedor do processo educativo. Conclui-se que investir na formação docente, aliando o saber técnico às dimensões éticas e afetivas, é indispensável para uma educação inclusiva e humanizadora. O estudo contribui ao propor um modelo formativo que integre teoria e prática, consolidando o professor como agente de transformação e promotor de uma escola democrática e plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Gouvea dos Santos, Faculdade Christian Business School

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Faculdade Christian Business School.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Coautora/Orientadora do Curso de Ciências da Educação da Faculdade Christian Business School - PhD. Doutora em Ciências da educação, professora orientadora da Christian Business School -CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Santos, R. G. dos, & Silva, R. I. P. da. (2025). FORMAÇÃO CONTÍNUA E DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 656–682. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21941