FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19907Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Inteligência Artificial. Formação de Professores.Resumo
A formação de professores no uso das tecnologias digitais e da inteligência artificial (IA) representa um dos desafios centrais na educação contemporânea. O avanço tecnológico tem transformado significativamente os processos de ensino e aprendizagem, exigindo novas competências docentes para a integração dessas ferramentas na prática pedagógica. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da formação de professores frente às inovações tecnológicas, identificando abordagens eficazes para capacitação e implementação dessas tecnologias em sala de aula. Utilizando uma revisão bibliográfica, foram examinados artigos científicos, dissertações e livros que abordam o impacto das tecnologias digitais e da IA na educação. Os resultados indicam que, embora as tecnologias ofereçam oportunidades de personalização do aprendizado, ainda persistem desafios como a resistência à mudança, a falta de infraestrutura e programas ineficazes de formação continuada. Metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos, surgem como alternativas promissoras, aliadas a políticas públicas e programas que desenvolvam as competências digitais dos professores. Conclui-se que a formação docente deve ser contínua e inovadora, promovendo o uso crítico e reflexivo das tecnologias em prol de uma educação inclusiva e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY