FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rafael de Andrade FURB
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19907

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Inteligência Artificial. Formação de Professores.

Resumo

A formação de professores no uso das tecnologias digitais e da inteligência artificial (IA) representa um dos desafios centrais na educação contemporânea. O avanço tecnológico tem transformado significativamente os processos de ensino e aprendizagem, exigindo novas competências docentes para a integração dessas ferramentas na prática pedagógica. Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e perspectivas da formação de professores frente às inovações tecnológicas, identificando abordagens eficazes para capacitação e implementação dessas tecnologias em sala de aula. Utilizando uma revisão bibliográfica, foram examinados artigos científicos, dissertações e livros que abordam o impacto das tecnologias digitais e da IA na educação. Os resultados indicam que, embora as tecnologias ofereçam oportunidades de personalização do aprendizado, ainda persistem desafios como a resistência à mudança, a falta de infraestrutura e programas ineficazes de formação continuada. Metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos, surgem como alternativas promissoras, aliadas a políticas públicas e programas que desenvolvam as competências digitais dos professores. Conclui-se que a formação docente deve ser contínua e inovadora, promovendo o uso crítico e reflexivo das tecnologias em prol de uma educação inclusiva e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Andrade, FURB

Professor efetivo na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann - Rio do Sul- SC. Ensino superior em Licenciatura Plena em Educação Física pela FURB (Universidade Regional de Blumenau - SC). Especialista em Psicopedagogia pela UNIDAVI ( Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Rio do Sul - SC). Segunda especialização em Personal Trainer pela Faculdade Ação - Rio do Sul -SC.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas, na Especialidade de Literatura Comparada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - Portugal. Professor do Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal. 

Downloads

Publicado

2025-06-16

Como Citar

Andrade, R. de, & Cardoso, L. M. O. de B. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3245–3257. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19907