OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14413

Palavras-chave:

Educação Básica. Pandemia. Tecnologias Digitais.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo apresentar os desafios da educação básica e as desigualdades digitais durante a Pandemia do Covid-19. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, mediante a busca de estudos publicados nas bases de dados, utilizando os descritores: Educação Básica. Pandemia. Tecnologias Digitais. Diante desse contexto, a revisão bibliográfica visa apresentar o “Cenário da Pandemia de Covid-19”, “O uso das tecnologias durante a pandemia de Covid-19” e “Os desafios da educação básica durante a pandemia de Covid-19”. Assim, conclui-se que os desafios apresentados pela educação básica durante a pandemia por COVID-19 tiveram e ainda tem impactos na aprendizagem dos alunos e na saúde mental e física dos professores, mesmo com o auxílio das tecnologias para o desenvolvimento das atividades escolares, foi percebido que ainda existe uma grande discrepância entre o ensino público e privado, colocando em evidência as fragilidades do sistema de ensino brasileiro.

Biografia do Autor

Luiz Marcelino de Oliveira, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Instituto Politécnico de Portalegre

PhD. Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal. 

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Oliveira, L. M. de, Martins, M. T. C. S., & Cardoso, L. M. O. de B. (2024). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS DESIGUALDADES DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 476–487. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14413