A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maria Augusta Dias Tiné Veni Creator Christian University -USA
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Veni Creator Christian University -USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12907

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido baseado em pesquisa bibliográfica sobre a Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Infantil. O principal objetivo de trabalhar com as tecnologias digitais é o fato de que podem expandir ainda mais os horizontes no processo de ensino aprendizagem das crianças em sua fase inicial de formação. Ao introduzir dispositivos eletrônicos, aplicativos educativos e recursos multimídia, busca-se potencializar o desenvolvimento cognitivo, criativo e motor das crianças. Essa abordagem procura equilibrar a tradição lúdica e interativa da educação infantil com os benefícios que as tecnologias podem oferecer, como estímulo à curiosidade, acesso a informações diversificadas e o desenvolvimento de habilidades digitais desde os primeiros anos de vida. O desafio consiste em integrar esses recursos de maneira equilibrada, considerando sempre a orientação pedagógica e a interação social como aspectos fundamentais do aprendizado infantil.

Biografia do Autor

Maria Augusta Dias Tiné, Veni Creator Christian University -USA

Mestranda em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Veni Creator Christian University -USA

Doutor em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Docente no Instituto Politécnico de Portalegre em Portugal e na Veni Creator Christian University.

 

Downloads

Publicado

2024-02-06

Como Citar

Tiné, M. A. D., & Cardoso, L. M. O. de B. (2024). A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 344–358. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12907