NAVEGAÇÃO RESPONSÁVEL: A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DIGITAL NO BRASIL

Autores

  • Maria do Socorro Silva Fernandes Veni University- USA
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Instituto Politécnico de Portalegre- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19001

Palavras-chave:

Cidadania Digital. Educação. Segurança. Metodologias Ativas. Parcerias.

Resumo

Este artigo apresenta um modelo educacional inovador para a cidadania digital, considerando o contexto específico do Brasil e os desafios impostos pelo avanço tecnológico contemporâneo. O estudo ressalta a necessidade urgente de integrar competências digitais no currículo escolar para promover uma participação ética, responsável e segura no mundo digital. Utilizando uma abordagem qualitativa, o artigo se baseia em uma revisão da literatura e melhores práticas identificadas em contextos nacionais e internacionais. Os pilares deste modelo incluem conhecimento digital, ética digital, participação digital e segurança digital, propostos para serem desenvolvidos através de metodologias ativas de aprendizagem e uma abordagem curricular integrada. A proposta enfatiza ainda a formação contínua de educadores e o estabelecimento de parcerias entre escolas, empresas de tecnologia, ONGs e instituições de ensino superior para enriquecer a aprendizagem e promover a inclusão digital. A avaliação contínua do modelo sugerido envolve avaliações formativas, feedback dos educadores e da comunidade, além da análise das parcerias estabelecidas, visando adaptar e otimizar continuamente o processo educacional. Este modelo busca criar um ecossistema de aprendizagem dinâmico e inclusivo que prepare os estudantes brasileiros para os desafios e oportunidades do mundo digital, promovendo uma sociedade mais informada, segura e ética.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva Fernandes, Veni University- USA

Mestranda em Ciências da Educação pela VENI Creator Christian University.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Instituto Politécnico de Portalegre- Portugal

Doutor em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra(2007). Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Fernandes, M. do S. S., & Cardoso, L. M. O. de B. (2025). NAVEGAÇÃO RESPONSÁVEL: A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DIGITAL NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1679–1699. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19001