NAVEGAÇÃO RESPONSÁVEL: A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DIGITAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19001Palavras-chave:
Cidadania Digital. Educação. Segurança. Metodologias Ativas. Parcerias.Resumo
Este artigo apresenta um modelo educacional inovador para a cidadania digital, considerando o contexto específico do Brasil e os desafios impostos pelo avanço tecnológico contemporâneo. O estudo ressalta a necessidade urgente de integrar competências digitais no currículo escolar para promover uma participação ética, responsável e segura no mundo digital. Utilizando uma abordagem qualitativa, o artigo se baseia em uma revisão da literatura e melhores práticas identificadas em contextos nacionais e internacionais. Os pilares deste modelo incluem conhecimento digital, ética digital, participação digital e segurança digital, propostos para serem desenvolvidos através de metodologias ativas de aprendizagem e uma abordagem curricular integrada. A proposta enfatiza ainda a formação contínua de educadores e o estabelecimento de parcerias entre escolas, empresas de tecnologia, ONGs e instituições de ensino superior para enriquecer a aprendizagem e promover a inclusão digital. A avaliação contínua do modelo sugerido envolve avaliações formativas, feedback dos educadores e da comunidade, além da análise das parcerias estabelecidas, visando adaptar e otimizar continuamente o processo educacional. Este modelo busca criar um ecossistema de aprendizagem dinâmico e inclusivo que prepare os estudantes brasileiros para os desafios e oportunidades do mundo digital, promovendo uma sociedade mais informada, segura e ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY