USE OF DIGITAL WHITEBOARDS IN THE CLASSROOM: BENEFITS AND CHALLENGES

Authors

  • Elaine Lolatto Ecker Veni Creator Christian University
  • Leandra Wesolovski Costa Veni Creator Christian University
  • Luis Miguel Oliveira de Barros Cardoso Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19830

Keywords:

Digital whiteboard. Technology. Classroom. Benefits. Challenges.

Abstract

A lousa digital tem revolucionado a educação, oferecendo uma ferramenta interativa e dinâmica para o ensino. Este artigo analisa os benefícios e desafios do uso da lousa digital na sala de aula. Os benefícios incluem: aprendizado personalizado e interativo, aumento da motivação e engajamento dos alunos, melhoria da comunicação e colaboração, acesso a recursos educacionais diversificados, desenvolvimento de habilidades tecnológicas, dentre tantos outros. No entanto, também são discutidos desafios como falta de treinamento docente, infraestrutura inadequada, distrações e perda de foco, desigualdade digital e integração com currículos tradicionais.  O artigo conclui que a lousa digital pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a educação, mas requer planejamento, treinamento e infraestrutura adequados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine Lolatto Ecker, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Califórnia (USA).

Leandra Wesolovski Costa, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Califórnia (USA).

Luis Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Veni Creator Christian University

Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas, na especialidade de Literatura Comparada, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Professor da Veni Creator Christian University e Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Linguagem e da Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP), Portugal.

Published

2025-06-10

How to Cite

Ecker, E. L., Costa, L. W., & Cardoso, L. M. O. de B. (2025). USE OF DIGITAL WHITEBOARDS IN THE CLASSROOM: BENEFITS AND CHALLENGES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1997–2006. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19830