SINERGIA PEDAGÓGICA: INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIA INOVADORA E INTERATIVIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Janaina Santos de Souza FICS
  • Ione Márcia da Silva Must University
  • Josilânia Maria Lemke Buss Must University
  • Ligia Elaine Dalvi Santolin Must University
  • Marcela Peters Pretti Casagrande Must University
  • Marcilene Peters Pretti Casagrande Must University
  • Maria de Fátima Vieira de Oliveira Diniz Must University
  • Rosana Aparecida da Silva Butzlaff Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20164

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Aprendizagem Significativa. Currículo Inovador. Interatividade Pedagógica.

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar como a tecnologia, as novas metodologias de ensino, o currículo atualizado e a interatividade podem ser sinergicamente integrados para promover uma aprendizagem significativa. Empregando uma revisão bibliográfica e uma análise de caso focalizando a Sala de Aula Invertida, o paper busca entender os benefícios e desafios desse modelo inovador. A metodologia adotada inclui revisão de literatura acadêmica e análise de dados empíricos relacionados ao uso da Sala de Aula Invertida e outras práticas pedagógicas semelhantes. O estudo conclui que a eficácia no ensino-aprendizagem é mais notável quando há uma integração harmoniosa entre esses quatro pilares. Contudo, destaca-se também a importância de abordar desafios persistentes como a divisão digital e a necessidade de treinamento docente contínuo. As considerações finais enfatizam que um enfoque educacional moderno deve ser multidisciplinar, flexível e adaptável, alinhando-se às rápidas mudanças tecnológicas e às diversas necessidades dos alunos. Assim, este estudo serve como um guia para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores que buscam desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e inclusivas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Santos de Souza, FICS

Mestranda em Neurociências Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ione Márcia da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Josilânia Maria Lemke Buss, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Ligia Elaine Dalvi Santolin, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Marcela Peters Pretti Casagrande, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Marcilene Peters Pretti Casagrande, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maria de Fátima Vieira de Oliveira Diniz, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rosana Aparecida da Silva Butzlaff, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Souza, J. S. de, Silva, I. M. da, Buss, J. M. L., Santolin, L. E. D., Casagrande, M. P. P., Casagrande, M. P. P., … Butzlaff, R. A. da S. (2025). SINERGIA PEDAGÓGICA: INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIA INOVADORA E INTERATIVIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5182–5189. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20164