SINERGIA PEDAGÓGICA: INTEGRANDO TECNOLOGIA, METODOLOGIA INOVADORA E INTERATIVIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20164Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Aprendizagem Significativa. Currículo Inovador. Interatividade Pedagógica.Resumo
O objetivo deste estudo é examinar como a tecnologia, as novas metodologias de ensino, o currículo atualizado e a interatividade podem ser sinergicamente integrados para promover uma aprendizagem significativa. Empregando uma revisão bibliográfica e uma análise de caso focalizando a Sala de Aula Invertida, o paper busca entender os benefícios e desafios desse modelo inovador. A metodologia adotada inclui revisão de literatura acadêmica e análise de dados empíricos relacionados ao uso da Sala de Aula Invertida e outras práticas pedagógicas semelhantes. O estudo conclui que a eficácia no ensino-aprendizagem é mais notável quando há uma integração harmoniosa entre esses quatro pilares. Contudo, destaca-se também a importância de abordar desafios persistentes como a divisão digital e a necessidade de treinamento docente contínuo. As considerações finais enfatizam que um enfoque educacional moderno deve ser multidisciplinar, flexível e adaptável, alinhando-se às rápidas mudanças tecnológicas e às diversas necessidades dos alunos. Assim, este estudo serve como um guia para educadores, formuladores de políticas e pesquisadores que buscam desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e inclusivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY