ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TIC’S NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2618Palavras-chave:
EJA. Ensino- Aprendizagem. Estratégia Didáticas.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos na rede municipal da cidade de Bom Jesus do Itabapoana – Rio de Janeiro. Considerando que a EJA exige reformulações pedagógicas e estruturais, discutimos o papel dos professores e da escola sobre as estratégias didáticas inovadoras para alfabetizar através de Tecnologia da Informação e Comunicação na escola da referida cidade. Para realização de tal pesquisa, tivemos um aparato de teóricos como: Maccafani (2017), Silva Junior (2019), Valente (2014) e em outros doutrinadores que defendem uma educação tecnológica na mesma linha abordada nessa investigação. A problemática fundamentou-se em analisar se a escola está preparada para propiciar uma educação em conformidade coma modernidade com intuito de fornecer uma aprendizagem significativa. Para tanto, com intenção de avaliar e obter resultados, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, visto que esse tipo de pesquisa permite uma base interpretativa dos dados, sendo aplicada técnicas e instrumentos qualitativos que permitam responder aos objetivos e ao problema da investigação. Os participantes foram: a professora da EJA e a coordenadora da instituição. O resultado final da pesquisa possibilitou constatar que a Educação de Jovens e Adultos na escola municipal Dr. Francisco Baptista de Oliveira em Bom Jesus do Itabapoana não possui estrutura física e pedagógica que atenda às necessidades dos educandos que a frequentam, sendo que os professores mostram-se inseguros em utilizar as tecnologias em sala de aula, pois não possuem formação que contemple tal temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY