ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TIC’S NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Rodrigo Andrade Dias Universidad Autónoma de Asunción
  • Javier Numan Caballero Merlo Universidad Autónoma de Asunción

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2618

Palavras-chave:

EJA. Ensino- Aprendizagem. Estratégia Didáticas.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos na rede municipal da cidade de Bom Jesus do Itabapoana – Rio de Janeiro. Considerando que a EJA exige reformulações pedagógicas e estruturais, discutimos o papel dos professores e da escola sobre as estratégias didáticas inovadoras para alfabetizar através de Tecnologia da Informação e Comunicação na escola da referida cidade. Para realização de tal pesquisa, tivemos um aparato de teóricos como: Maccafani (2017), Silva Junior (2019), Valente (2014) e em outros doutrinadores que defendem uma educação tecnológica na mesma linha abordada nessa investigação. A problemática fundamentou-se em analisar se a escola está preparada para propiciar uma educação em conformidade coma modernidade com intuito de fornecer uma aprendizagem significativa. Para tanto, com intenção de avaliar e obter resultados, utilizou-se uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, visto que esse tipo de pesquisa permite uma base interpretativa dos dados, sendo aplicada técnicas e instrumentos qualitativos que permitam responder aos objetivos e ao problema da investigação. Os participantes foram: a professora da EJA e a coordenadora da instituição. O resultado final da pesquisa possibilitou constatar que a Educação de Jovens e Adultos na escola municipal Dr. Francisco Baptista de Oliveira em Bom Jesus do Itabapoana não possui estrutura física e pedagógica que atenda às necessidades dos educandos que a frequentam, sendo que os professores mostram-se inseguros em utilizar as tecnologias em sala de aula, pois não possuem formação que contemple tal temática.

Biografia do Autor

Rodrigo Andrade Dias, Universidad Autónoma de Asunción

Universidad Autónoma de Asunción – Paraguai.

Javier Numan Caballero Merlo, Universidad Autónoma de Asunción

Universidad Autónoma de Asunción – Paraguai.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Dias, R. A. ., & Merlo, J. N. C. . (2021). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TIC’S NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 805–816. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2618