OFICINA DE LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Admir Rodrigues Gomes Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE
  • Celia Regina da Silva Federal do Mato Grosso - UFMT
  • Elaine Patrícia Alves Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT
  • Eliane Cristina Alves nstituto Federal do Mato Grosso-IFMT
  • Luciana Carla Dorileo Rosa Soares Ricci Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT
  • Sheila Mara Damasceno Julkovski Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT
  • Tatiane Miranda de Arruda Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12918

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa. Estratégia de ensino. Literatura infanto-juvenil. Oficina de leitura. Recurso didático.

Resumo

A construção de saberes no ensino de língua portuguesa demanda atividades que estimulam a participação do aluno e o seu reconhecimento como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. No ensino de Língua Portuguesa, a oficina de leitura se define como uma situação de aprendizagem, que se torna um espaço de promoção da literatura e da leitura aos alunos.  O objetivo geral deste é discutir a aplicação da estratégia de ensino de oficina de leitura no ensino de língua portuguesa do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo se evidencia nas demandas de aprendizagem de leitura, que são identificadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental. A oficina de leitura aproxima os alunos e o recurso didático das obras da literatura infanto-juvenil no ensino fundamental, promovendo a aprendizagem linguística e dos demais componentes da língua portuguesa e, ainda facilitando a compreensão de si, de sua realidade e das relações do seu entorno.

Biografia do Autor

Admir Rodrigues Gomes, Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE

Licenciado em Pedagogia, pela Faculdade Associada Brasil. Pós-graduado em Educação Especial com ênfase em Atendimento Educacional Especializado, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE.

Celia Regina da Silva, Federal do Mato Grosso - UFMT

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Pós-graduada em Docência na Educação Infantil, pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. 

Elaine Patrícia Alves, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

Licenciada em Pedagogia, pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE. Bacharel em Fonoaudiologia, pela Univag Centro Universitário. Pós-graduada em Psicopedagogia, pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE. Pós-graduada em EJA Economia Solidária- pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT. 

Eliane Cristina Alves, nstituto Federal do Mato Grosso-IFMT

Licenciada em Educação Artística – Artes Plásticas, pela Universidade de Cuiabá. Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Artes – Educação Artística Aplicada, pela Faculdade de Educação São Luís. Especialização em Gestão Educacional - pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Especialização em Educação Integral - pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Especialização em PROEJA - pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Luciana Carla Dorileo Rosa Soares Ricci, Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Educação Infantil, pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC). Pós-graduada em Psicopedagogia, pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC.

Sheila Mara Damasceno Julkovski, Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT

Licenciada em Letras, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pós-graduação em Interdisciplinaridade, pela IBPEX. Pós-graduação em Elaboração de Projetos e Pedagogia Social, pela Prominas.  .

Tatiane Miranda de Arruda, Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão Social, pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

 

 

 

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Gomes, A. R., Silva, C. R. da, Alves, E. P., Alves, E. C., Ricci, L. C. D. R. S., Julkovski, S. M. D., & Arruda, T. M. de. (2024). OFICINA DE LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 882–893. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12918