OFICINA DE LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.12918Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa. Estratégia de ensino. Literatura infanto-juvenil. Oficina de leitura. Recurso didático.Resumo
A construção de saberes no ensino de língua portuguesa demanda atividades que estimulam a participação do aluno e o seu reconhecimento como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais. No ensino de Língua Portuguesa, a oficina de leitura se define como uma situação de aprendizagem, que se torna um espaço de promoção da literatura e da leitura aos alunos. O objetivo geral deste é discutir a aplicação da estratégia de ensino de oficina de leitura no ensino de língua portuguesa do ensino fundamental. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo se evidencia nas demandas de aprendizagem de leitura, que são identificadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no ensino fundamental. A oficina de leitura aproxima os alunos e o recurso didático das obras da literatura infanto-juvenil no ensino fundamental, promovendo a aprendizagem linguística e dos demais componentes da língua portuguesa e, ainda facilitando a compreensão de si, de sua realidade e das relações do seu entorno.
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