HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Andréa Cristina Teixeira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlos Henrique da Silva Santos Faculdades Impactos Brasil
  • Fabiana Angelo Universidade de Várzea Grande
  • Lorraine Rossmann Gonçalves Centro Universitário de Várzea Grande
  • Maria Olivia dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5600

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Alfabetização e Letramento. Literatura. História em Quadrinhos.

Resumo

Os processos de alfabetização e letramento oportunizam os caminhos de desenvolvimento da leitura, que se aprofunda com diversos textos no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais. Na aprendizagem das séries iniciais, a história em quadrinhos se potencializa como um recurso didático que facilita o desenvolvimento da leitura. O objetivo geral deste estudo é discutir as potencialidades da história em quadrinhos como recurso didático no desenvolvimento da leitura nos alunos das séries iniciais. Este estudo se qualifica como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo consiste na importância de se buscar práticas pedagógicas e recursos didáticos que facilitem o desenvolvimento da leitura no processo de ensino-aprendizagem. A utilização da história em quadrinhos como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nas séries iniciais contempla práticas pedagógicas que aproximam a aprendizagem escolar do mundo vivenciado pelas crianças, por isso demanda-se observar a didática e a ludicidade nas estratégias de ensino.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Teixeira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia – Séries Iniciais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Avaliação Psicológica, Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Pós-graduanda em Neuropsicologia, Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). E-mail: andrea.psi2013@gmail.com.

Carlos Henrique da Silva Santos, Faculdades Impactos Brasil

Licenciado em Pedagogia, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, 2019. Especialista em Gestão Escolar, pelas Faculdades Impactos Brasil, 2019.

Fabiana Angelo, Universidade de Várzea Grande

Licenciada em Letras, pela Universidade de Várzea Grande, 2013.

Lorraine Rossmann Gonçalves, Centro Universitário de Várzea Grande

Licenciada em Letras, pela Centro Universitário de Várzea Grande. Pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Literatura.

Maria Olivia dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia pela Unic (Universidade de Cuiabá). Pós Graduação em Educação Infantil pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). E-mail: rmariaoliviadosreis@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, A. C. T. da ., Santos, C. H. da S. ., Angelo, F. ., Gonçalves, L. R. ., & Reis, M. O. dos . (2022). HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1907–1920. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5600