RESSIGNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adilse Xavier de Campos Paula Faculdade de Educação Tangará da Serra
  • Andréa Cristina Teixeira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andreia Menegueti Universidade Cândido Mendes
  • Elaine Maria da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Elisabete Alves Guimarães Instituto Superior da Educação do Vale do Juruena
  • Gercina Fabiana Santana Barros Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura
  • Luana Xavier Gonçalves de Paula UNIASSELVI
  • Maria Barbara da Cunha Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2308

Palavras-chave:

Psicomotricidade. Educação Infantil. Atividades Lúdicas. Movimento na Criança.

Resumo

Na educação infantil, as atividades lúdicas agregam novas vivências e conhecimentos às crianças por meio da produção de significados e ressignificados nas brincadeiras e nos jogos. Os movimentos são articulados no processo de ensino-aprendizagem, produzindo conhecimentos e vivências por meio da geração de significados e ressignificados. O objetivo deste estudo é discutir as potencialidades da psicomotricidade aplicada na ressignificação do movimento da criança na educação infantil, com a apresentação de uma intervenção prática. Este estudo se qualifica como uma pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento deste estudo consiste na compreensão dos movimentos das crianças, para a produção de estratégias de ensino que possibilitem a aprendizagem significativa na educação infantil. A Psicomotricidade estimulou análises e interpretações que proporcionou uma ressignificação do movimento, contemplando a relação entre a mente e o corpo.

Biografia do Autor

Adilse Xavier de Campos Paula, Faculdade de Educação Tangará da Serra

Pós-graduado em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação Tangará da Serra. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. E-mail: adilsecampos@gmail.com.

Andréa Cristina Teixeira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena nas Séries Iniciais – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Avaliação Psicológica – Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Pós-graduada em Neuropsicologia – Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). E-mail: andrea.psi2013@gmai.com

Andreia Menegueti, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Cuiabá – UNIC. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá-MT. E-mail: andreiamenegueti978@gmail.com  

Elaine Maria da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Pedagogia pela FIAVEC (faculdades Integradas de Várzea Grande). Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci) – 2019. E-mail: educaela@gmail.com

Elisabete Alves Guimarães, Instituto Superior da Educação do Vale do Juruena

Graduação Licenciatura Plena em Matemática – UFMT. Pós-graduação: Percepção e Investigação: Uma proposta lúdica na Educação Infantil e Anos Iniciais. Ajes (Instituto Superior da Educação do Vale do Juruena – ISE). E-mail: Elisabete.alvesguimaraes@gmail.com

Gercina Fabiana Santana Barros, Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIC. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelo ICEC. E-mail: barrosfabiana212@gmail.com  

Luana Xavier Gonçalves de Paula, UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – UNOPAR. Pós-graduada em psicopedagogia – UNIASSELVI. E-mail: depailaluana765@gmail.com  

Maria Barbara da Cunha, Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. E-mail: mariabarbaracunha@gmail.com

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Paula, A. X. de C. ., Silva, A. C. T. da ., Menegueti, A. ., Silva, E. M. da ., Guimarães, E. A. ., Barros, G. F. S. ., … Cunha, . . . . . . . M. B. da . (2021). RESSIGNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1058–1068. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2308