MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE A INTERTEXTUALIDADE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • Laís Paes de Faria Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13285

Palavras-chave:

Letramento. Ensino Fundamental. Alfabetização. Leitura. Letramento Matemático.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o que vem sendo investigado nas produções científicas brasileiras relacionadas à intertextualidade entre Letramento da Língua Portuguesa e o Matemático, ou seja, investigar a influência e a relação que uma área exerce sobre a outra. Desse modo, alguns questionamentos surgiram, por exemplo: como ambas as áreas de conhecimento estão intrinsicamente relacionadas e quais são os recursos que oportunizam ao discente um melhor aproveitamento em sua prática escolar? Assim, a partir de tais questionamentos surgiu a questão da pesquisa pautada em analisar de que forma o Letramento na Língua  Portuguesa e o Letramento Matemático estão relacionados no processo de ensino e aprendizagem? Dessa forma, pretende-se mapear pesquisas, defendidas no período compreendido entre os anos de 2018 à 2021 que estão relacionadas ao processo cognitivo da leitura e sua influência na aquisição do Letramento Matemático, tendo em vista que optou-se por analisar pesquisas em um período de cinco anos anteriores ao ano vigente deste trabalho. Partindo desse pressuposto, como procedimento metodológico foi utilizado uma revisão sistemática. Para tanto, foram feitas, via internet, no portal de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior) e Google Acadêmico a seleção dos trabalhos, acessando o resumo disponível e, quando necessário, fazendo uma leitura flutuante do trabalho completo. Foram identificados 9 trabalhos dissertações. Realizou-se um fichamento conforme indicado por Petersen et. Al. (2008), com informações gerais: ano, autor, título do trabalho, instituição de origem, orientador, sujeitos, modalidade (tese ou dissertação). Conclui-se que os trabalhos analisados refletiram a necessidade em relacionar o Letramento na Língua  Portuguesa ao Letramento Matemático, além de buscar recursos pedagógicos e metodologias em que o conhecimento prévio, do aluno seja utilizado como fonte de contribuição no contexto escolar.

– dissertações. Realizou-se um fichamento conforme indicado por Petersen et. Al. (2008), com informações gerais: ano, autor, título do trabalho, instituição de origem, orientador, sujeitos, modalidade (tese ou dissertação). Conclui-se que os trabalhos analisados refletiram a necessidade em relacionar o Letramento na Língua Portuguesa ao Letramento Matemático, além de buscar recursos pedagógicos e metodologias em que o conhecimento prévio, do aluno seja utilizado como fonte de contribuição no contexto escolar.

Biografia do Autor

Laís Paes de Faria, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Pós-graduação em Práticas de Letramento. Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

Faria, L. P. de. (2024). MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE A INTERTEXTUALIDADE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1544–1565. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13285