DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Ana do Bondespacho da Silva
  • Avenina Rodrigues da Silva
  • Cristiana Carvalho de Oliveira Corrêa
  • Kilrian Genes Konnse Silva Sena
  • Luciana Peres Farias Gomide
  • Tânia de Carvalho Pereira

Palavras-chave:

Anos iniciais. Alfabetização. Educação.

Resumo

Este livro pretende analisar a continuidade do processo de leitura e alfabetização após a criança concluir a pré-escola e ingressar no ensino fundamental, bem como estudar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Valorizar o conhecimento trazido pelos alunos e depois trabalhar o conhecimento sistematizado e construído pela humanidade é considerado importante.

 As escolas e os professores que não compreendem esta importância da alfabetização continuam muitas vezes a utilizar de forma inadequada ferramentas como os cadernos, quase sempre irrelevantes para a criança.

 Deve-se notar que a leitura e a escrita não podem ser adaptadas sem considerar a alfabetização. Para isso, o referencial teórico tem como base as ideias de pesquisadores sobre o tema, e também traz um olhar reflexivo para o ambiente do processo de alfabetização escolar e sala de aula. 

O tema está relacionado à capacidade de leitura e alfabetização  da criança após terminar a pré-escola e iniciar o ensino fundamental. Tais reflexões nos fizeram pensar que ainda há muitas dúvidas sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos.

Segundo Coraggio (1998), para se adaptar às expectativas desta nova legislação, as reformas educativas e curriculares devem continuar com a educação para a cidadania de  crianças e jovens. Por isso, é necessário dar-lhes informação, para  que possam participar e usufruir dos bens e serviços da sociedade atual e integrar-se no processo produtivo, que exige uma mão-de-obra cada vez mais qualificada.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Como Citar

Silva, A. do B. da, Silva, A. R. da, Corrêa, C. C. de O., Sena, K. G. K. S., Gomide, L. P. F., & Pereira, T. de C. (2023). DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–97. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11231

Edição

Seção

E-books

Categorias