A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4243Palavras-chave:
Alfabetização. Conhecimento prévio. Jogo.Resumo
O presente artigo tem como objetivo reforçar o conhecimento a respeito dos níveis de escrita e de leitura descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, percorridos pela criança até atingir a alfabetização, realizando uma reflexão sobre como os jogos podem contribuir para que ocorram avanços no processo de alfabetização. A partir de uma revisão bibliográfica, percorremos o ensino-aprendizagem ao longo dos tempos, passando pela posta das cartilhas que cederam lugar a novas metodologias que visavam valorizar o contexto social em que o educando estava inserido e em contato com o mundo letrado, respeitando conhecimentos prévios a respeito da escrita e da leitura, enfatizando o valor desses conhecimentos no processo de alfabetização na escola. Ao final da discussão, demonstramos que atualmente, um dos recursos pedagógicos mais favoráveis e utilizados para auxiliar o processo de alfabetização são os jogos, que devem ser planejados e utilizados com objetivos claros e precisos, traçados pelo professor, para garantir o avanço de cada criança, em cada nível de escrita e consolidar sua aprendizagem para que seja significativa.
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