A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Joana Alves Pereira Lima Instituto Cuiabano de Educação
  • Marta Alves Pereira Soares Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro
  • Rosinei Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia de Carvalho Pereira Faculdades Integradas São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4243

Palavras-chave:

Alfabetização. Conhecimento prévio. Jogo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reforçar o conhecimento a respeito dos níveis de escrita e de leitura descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, percorridos pela criança até atingir a alfabetização, realizando uma reflexão sobre como os jogos podem contribuir para que ocorram avanços no processo de alfabetização. A partir de uma revisão bibliográfica, percorremos o ensino-aprendizagem ao longo dos tempos, passando pela posta das cartilhas que cederam lugar a novas metodologias que visavam valorizar o contexto social em que o educando estava inserido e em contato com o mundo letrado, respeitando conhecimentos prévios a respeito da escrita e da leitura, enfatizando o valor desses conhecimentos no processo de alfabetização na escola. Ao final da discussão, demonstramos que atualmente, um dos recursos pedagógicos mais favoráveis e utilizados para auxiliar o processo de alfabetização são os jogos, que devem ser planejados e utilizados com objetivos claros e precisos, traçados pelo professor, para garantir o avanço de cada criança, em cada nível de escrita e consolidar sua aprendizagem para que seja significativa.

Biografia do Autor

Joana Alves Pereira Lima, Instituto Cuiabano de Educação

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá - MT, graduada em Pedagogia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. E-mail: joanazil38@gmail.com.

Marta Alves Pereira Soares, Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. 

Rosinei Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Psicopedagogia e graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Tânia de Carvalho Pereira, Faculdades Integradas São Camilo

Especialista em Educação Infantil e Coordenação Pedagógica pela UFMT, em Didática Geral pela Universidade de Educação de Assis e em Lato Sensu em Saúde Pública pela Faculdades Integradas São Camilo. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMT. 

Downloads

Publicado

28/02/2022

Como Citar

Lima, J. A. P. ., Soares, M. A. P. ., Silva, R. P. da ., & Pereira, T. de C. . (2022). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 872–880. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4243

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)