O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Carina da Silveira Campos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
  • Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva Universidade Anhanguera – UNIDERP
  • Eliane Malhado Rodrigues Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
  • Marizeth Rodrigues de Morais Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Catiane Souza Araújo Faculdade UNINA
  • Elizangela Gonçalves FACIPAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3142

Palavras-chave:

Educação Infantil. Jogo. Ludicidade.

Resumo

 Este artigo discute a importância do brincar e do jogo na educação infantil, e tem como objetivo utilizar o lúdico como forma de aprender e construir conhecimento por meio de jogos, brincadeiras e brinquedos. Pode haver algumas contradições entre a teoria e a prática dos jogos como recursos didáticos. Isso exige que os educadores estudem os jogos, saibam como determinar se estes são adequados para um grupo específico e façam pleno uso desse recurso para torná-lo mais do que apenas um passatempo ou método de recreação.

Biografia do Autor

Carina da Silveira Campos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva, Universidade Anhanguera – UNIDERP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Eliane Malhado Rodrigues, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Marizeth Rodrigues de Morais, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docências em Educação Infantil pela pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Catiane Souza Araújo, Faculdade UNINA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação à Distância com Ênfase na Formação de Tutores pela Faculdade UNINA.

Elizangela Gonçalves, FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada em Artes pela Faculdade Life - FacLife, Especialista em Educação Inclusiva – LIBRAS pela Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Campos, C. da S., Silva, E. A. A. da C. ., Rodrigues, E. M. ., Morais, M. R. de ., Araújo, C. S., & Gonçalves, E. (2021). O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3391–3401. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3142