A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Elizangela Gonçalves
  • Rosalina Almeida Pereira e Silva
  • Tatiane Souza Araújo
  • Thiago de Oliveira Sanches
  • Kellen Caroline Camargo Ribeiro

Palavras-chave:

Criança. Música. Educação. Escola.

Resumo

O objetivo deste livro é fazer um breve panorama sobre a percepção da infância no cenário brasileiro e as legislações relacionadas à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental I e, portanto, também à educação musical, a fim de compreender a musicalização na escola.
Tais perspectivas têm como base em autores e documentos tais como: a Constituição Federal de 1988, a Lei das Diretrizes Básica da Educação e Base Nacional Comum Curricular que tratam desse tema, para fins de propostas relacionadas à educação infantil e ao ensino da música. Na aprendizagem, a música é importante, porque os alunos começam a aceitar a música desde muito novos, e a maioria das crianças gosta de ouvir canções e cantar.
Escutar e aprender músicas e cantigas faz parte da educação musical, além de oportunizar o lúdico, ainda estimula e desenvolve o gosto musical, a convivência e a socialização.
Este livro, portanto, oferece uma visão geral sobre a música como forma de expressão artística importante para a formação e educação dos sujeitos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, definindo os fundamentos da educação musical para desenvolver a sensibilidade e o conhecimento musical. Como resultado, enfatiza a linguagem musical como um aspecto prático da vida humana e defende sua inclusão no currículo escolar básico.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Gonçalves, E., Silva, R. A. P. e, Araújo, T. S., Sanches, T. de O., & Ribeiro, K. C. C. (2023). A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–58. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10614

Edição

Seção

E-books

Categorias