A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.799Palavras-chave:
Música, Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem.Resumo
Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino-aprendizagem, os elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança e a eficácia do ensino musical no âmbito escolar. A presença da música quando inserida corretamente no processo de ensino-aprendizagem permite o alcance de conhecimentos específicos e adequados, capazes de solucionar os problemas inerentes a dimensão humana e formativa da criança. A música é um instrumento da educação, capaz de transcender a atividade artística e adentrar na plenitude do ser humano suscitando o reconhecimento de seus valores e potencialidades. O presente trabalho tem por objetivo refletir a música na educação e os conceitos que a definem, como também apresentar novas estratégias e metodologias que auxiliam a prática do ensino escolar, de modo a explicar como a musicalização pode contribuir na aprendizagem de maneira significativa. No entanto, a experiência musical além de estimular o uso dos sentidos da criança, desperta-as para habilidades desconhecidas: o autoconhecimento e a conquista de autonomia. No que se refere ao desenvolvimento de suas aptidões, alguns instrumentos e objetos evidenciam tais habilidades, propiciando a interação e inclusão da criança com o meio nessa fase importante do desenvolvimento pedagógico. Por fim, a inserção da música no contexto escolar vai além de implantar e estabelecer currículos. A música aponta para elementos psicossomáticos que constituem a formação integral da criança, estabelece uma visão harmônica sobre o ser e o mundo que o cerca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY