A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Matheus Henrique Luchesi Teologia pela Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.799

Palavras-chave:

Música, Educação, Desenvolvimento, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino-aprendizagem, os elementos que contribuem para o desenvolvimento da criança e a eficácia do ensino musical no âmbito escolar. A presença da música quando inserida corretamente no processo de ensino-aprendizagem permite o alcance de conhecimentos específicos e adequados, capazes de solucionar os problemas inerentes a dimensão humana e formativa da criança. A música é um instrumento da educação, capaz de transcender a atividade artística e adentrar na plenitude do ser humano suscitando o reconhecimento de seus valores e potencialidades. O presente trabalho tem por objetivo refletir a música na educação e os conceitos que a definem, como também apresentar novas estratégias e metodologias que auxiliam a prática do ensino escolar, de modo a explicar como a musicalização pode contribuir na aprendizagem de maneira significativa. No entanto, a experiência musical além de estimular o uso dos sentidos da criança, desperta-as para habilidades desconhecidas: o autoconhecimento e a conquista de autonomia. No que se refere ao desenvolvimento de suas aptidões, alguns instrumentos e objetos evidenciam tais habilidades, propiciando a interação e inclusão da criança com o meio nessa fase importante do desenvolvimento pedagógico. Por fim, a inserção da música no contexto escolar vai além de implantar e estabelecer currículos. A música aponta para elementos psicossomáticos que constituem a formação integral da criança, estabelece uma visão harmônica sobre o ser e o mundo que o cerca.

Biografia do Autor

Matheus Henrique Luchesi, Teologia pela Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharelando em Teologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, licenciado em Filosofia  pela Instituição Claretiano Centro Universitário, especialista em aconselhamento filosófico pela Instituição Claretiano Centro Universitário, pós-Graduação em Neurociência pela FCE Faculdade Campos Elíseos; Pós-Graduação: Educação Musical pela FCE- Faculdade Campos Elíseos. E-mail: matheusluchesi1@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Luchesi, M. H. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 542–556. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.799