ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É POSSÍVEL?

Autores

  • Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes Faculdade de Ciências Administrativas
  • Josiane Silva dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Maria Aparecida dos Santos Oliveira Faculdade de Cuiabá – FAUC
  • Thelma Auxiliadora Silva de Jesus Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA
  • Rosalina Almeida Pereira e Silva Instituto Cuiabano de Educação – ICE
  • Rosângela Fernandes do Nascimento Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6975

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir alfabetização e numeramento. Ambos os processos fazem parte da base da vida escolar da criança, e por meio deles se dá a integração e participação do aluno nas mais diversas práticas sociais. A fundamentação teórica deste artigo está baseada nos conceitos clássicos de alfabetização e letramento de Carvalho (2005); Ferreiro (1998; 1999); Kleiman (2002); Soares (2008; 1998) e Teberosky (2000). Com base nas discussões teórico-práticas deste estudo, ressalta-se o papel do professor e da família para garantir uma educação de qualidade ao aluno, que estimule a leitura, o aprendizado e a curiosidade. Defende-se que os professores devem ter umaabordagem diversificada de leitura e alfabetização para trabalhar com crianças. A introdução da alfabetização na educação infantil tem seus benefícios e responsabilidades. Portanto, é uma grande contribuição para a alfabetização do aluno quando ele trabalha a alfabetização com crianças na educação infantil. Nesta fase é importante respeitar a importância do brincar, por isso é ideal aliar a aprendizagem ao brincar.

Biografia do Autor

Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes, Faculdade de Ciências Administrativas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional pela Faculdade de Ciências Administrativas.

Josiane Silva dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Faculdade de Cuiabá – FAUC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo – UNICID, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá – FAUC

Thelma Auxiliadora Silva de Jesus, Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA

Graduada em Pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Especial pela UniSerra - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

Rosalina Almeida Pereira e Silva, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduação em Pedagogia pela UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Lúdica e Especial pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Rosângela Fernandes do Nascimento, Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pela Faculdades de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Vareagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Fernandes, J. D. F. M. ., Santos, J. S. dos ., Oliveira, M. A. dos S. ., Jesus, T. A. S. de ., Silva, R. A. P. e ., & Nascimento, R. F. do . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É POSSÍVEL?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1162–1171. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6975