A IMPORTÂNICA DA ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Fátima Arruda da Costa Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR
  • Aline Juliana Souza Faculdade Afirmativo
  • Danielle Auxiliadora Viana Santos Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC
  • Daniele Ferreira de Campos Moraes Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes Faculdade de Ciências Administrativas
  • Maria Aparecida de Souza Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6875

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alimentação. Teoria Histórico-cultural.

Resumo

Este artigo pretende discutir o significado da alimentação como categoria pedagógica na educação infantil. Justificamos a importância da discussão pelo fato de que a alimentação faz parte da cultura humana e, portanto, deve ser considerada como parte da educação sistemática da criança nesta etapa da educação básica. Como metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica apoiada na teoria da história cultural. O objetivo é propor a pesquisa a partir de uma perspectiva crítica, para que, ao longo do trabalho, sejam levantados pontos importantes que permitam uma adequada reflexão sobre a alimentação contemporânea e a importância da alimentação e do pensamento relacionado. como uma cultura que é ensinada às novas gerações.Este artigo pretende discutir o significado da alimentação como categoria pedagógica na educação infantil. Justificamos a importância da discussão pelo fato de que a alimentação faz parte da cultura humana e, portanto, deve ser considerada como parte da educação sistemática da criança nesta etapa da educação básica. Como metodologia, optamos pela pesquisa bibliográfica apoiada na teoria da história cultural. O objetivo é propor a pesquisa a partir de uma perspectiva crítica, para que, ao longo do trabalho, sejam levantados pontos importantes que permitam uma adequada reflexão sobre a alimentação contemporânea e a importância da alimentação e do pensamento relacionado. como uma cultura que é ensinada às novas gerações.

Biografia do Autor

Adriana Fátima Arruda da Costa, Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar, Especialista em Educação Infantil e as Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Aline Juliana Souza, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Educação Infantil, Letramento e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Danielle Auxiliadora Viana Santos, Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura. AVEC.

Daniele Ferreira de Campos Moraes, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes, Faculdade de Ciências Administrativas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional pela Faculdade de Ciências Administrativas.

Maria Aparecida de Souza, Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP, Especialista Educação Infantil /Alfabetização pela Faculdade do Instituto Panamericano – FACIPAN.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Costa, A. F. A. da ., Souza, A. J. ., Santos, D. A. V. ., Moraes, D. F. de C. ., Fernandes, J. D. F. M. ., & Souza, M. A. de . (2022). A IMPORTÂNICA DA ALIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1375– 1381. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6875