A ESCOLA E A SEXUALIDADE INFANTIL

Autores

  • Angelita Carmo Pereira Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan
  • Edilaine Cristina da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
  • Daniele Ferreira de Campos Moraes Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Janaína Mendes Leão Yve Crithian Enber University
  • Kilrian Genes Konnse Silva Sena Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG
  • Mara Rubens Outo Procópio Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6942

Palavras-chave:

Sexualidade infantil. Contexto Escolar. Psicanálise.

Resumo

A sexualidade infantil é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento humano, apesar da crença comum de que os problemas sexuais só aparecem na idade adulta e não devem ser atribuídos às crianças. No entanto, as manifestações da sexualidade infantil podem ser vistas principalmente na escola, pois essa sala está presente desde cedo. Este artigo utiliza as construções freudianas para compreender a sexualidade da criança e suas manifestações de desenvolvimentos e, em seguida, analisa como a escola aborda o desenvolvimento sexual da criança, o que nos permite compreender a conexão entre o ambiente escolar e a sexualidade da criança.

Biografia do Autor

Angelita Carmo Pereira, Faculdade do Instituto Panamericano- Facipan

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Quatro Marcos – FQM, Graduada em Pedagogia pela Unopar – Universidade Norte do Paraná, Especialista em Psicopedagogia pela FACIPAN - Faculdade do Instituto Panamericano.

Edilaine Cristina da Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Mestranda em Ensino pelo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

Daniele Ferreira de Campos Moraes, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Janaína Mendes Leão, Yve Crithian Enber University

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Graduada EM Psicologia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Neuropsicologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade – UniBF, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Kilrian Genes Konnse Silva Sena, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integrada Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Mara Rubens Outo Procópio, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Pereira, A. C. ., Almeida, E. C. da S. ., Moraes, D. F. de C. ., Leão, J. M. ., Sena, K. G. K. S. ., & Procópio, M. R. O. . (2022). A ESCOLA E A SEXUALIDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1094–1104. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6942