A RECICLAGEM E A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Edilaine Cristina da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
  • Janaína Mendes Leão Yve Crithian Enber University
  • Leocy Galdino Junior Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Mara Rubens Outo Procópio Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED
  • Olivia Andrea Dalla Rosa Yve Crithian Enber University
  • Zayra Carvalho Silva Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6742

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Reciclagem. Meio Ambiente. Educação Infantil.

Resumo

A elaboração deste artigo justifica-se pela necessidade de abordar  cada vez mais cedo os problemas de sustentabilidade e reciclagem no ambiente escolar, aproximando os jovens alunos de sua responsabilidade  com a natureza e o planeta Terra. O objetivo geral é discutir o tema em questão para aproximá-lo da realidade cotidiana da sala de aula, não apenas na educação infantil, como sugerido, mas em todos os níveis de ensino. Para fins específicos: o conceito de sustentabilidade e reciclagem, estudando a história da educação ambiental e analisando formas divertidas de ensinar e aprender. Isso levanta a questão de como expor as crianças em idade pré-escolar à questão da sustentabilidade e da reciclagem. Uma das teorias é despertá-los por meio de uma educação lúdica e envolvente. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, elaborado a partir de livros físicos e eletrônicos, artigos e periódicos. Ao final do estudo, não houve dúvidas sobre a importância de atingir o público mencionado no início da vida escolar de uma criança, pois assim se formariam cidadãos  responsáveis ​​com meio ambiente.

Biografia do Autor

Edilaine Cristina da Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Mestranda em Ensino pelo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

Janaína Mendes Leão, Yve Crithian Enber University

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Graduada EM Psicologia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Neuropsicologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade – UniBF, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Leocy Galdino Junior, Faculdade São Vicente – FASVIPA

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA.

Mara Rubens Outo Procópio, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED.

Olivia Andrea Dalla Rosa, Yve Crithian Enber University

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência da Língua Inglesa pela FACIPAN, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Zayra Carvalho Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade Afirmativo.

 

Downloads

Publicado

12/09/2022

Como Citar

Almeida, E. C. da S. ., Leão, J. M. ., Galdino Junior, L. ., Procópio, M. R. O. ., Rosa, O. A. D. ., & Silva, Z. C. . (2022). A RECICLAGEM E A SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1304–1315. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6742

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)