A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Claudiane Aparecida de Assunção Almeida Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Dailze Luzia da Cruz Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Edilaine Cristina da Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT
  • Leocy Galdino Junior Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Olivia Andrea Dalla Rosa Yve Crithian Enber University
  • Zayra Carvalho Silva Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6844

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Física. Professor de Educação Física.

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, por meio da qual as crianças iniciam sua jornada para a educação formal e passam a vivenciar novos aprendizados que promovem o desenvolvimento psicomotor e social, como a educação física. Portanto, o objetivo deste estudo é discutir a importância da educação física na educação infantil. Utilizou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que, embora a educação física seja um currículo obrigatório na educação básica, não é na educação infantil. Nesse contexto, é importante a responsabilidade ética, política e social dos professores de educação física em exigir o cumprimento da LDB, para que não se perca esse importante espaço para o desenvolvimento cognitivo, social e espiritual das crianças.

Biografia do Autor

Claudiane Aparecida de Assunção Almeida, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Dailze Luzia da Cruz, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais  pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Edilaine Cristina da Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Graduada em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Mestranda em Ensino pelo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT.

Leocy Galdino Junior, Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela Faculdade São Vicente – FASVIPA.

Olivia Andrea Dalla Rosa, Yve Crithian Enber University

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência da Língua Inglesa pela FACIPAN, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Zayra Carvalho Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade Afirmativo.

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

Almeida, C. A. de A. ., Cruz, D. L. da ., Almeida, E. C. da S. ., Galdino Junior, L. ., Rosa, O. A. D. ., & Silva, Z. C. . (2022). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1360–1367. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6844