O ACOLHIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Angelita Carmo Pereira Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN
  • Janaína Mendes Leão Yve Crithian Enber University
  • Kilrian Genes Konnse Silva Sena Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG
  • Mara Rubens Outo Procópio Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED
  • Olivia Andrea Dalla Rosa Yve Crithian Enber University
  • Zayra Carvalho Silva Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6843

Palavras-chave:

Adaptação. Acolhimento. Inserimento Escolar. Teoria do Apego.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a aceitação da criança em relação aos pais e educadores durante a educação infantil. Ele tenta identificar a capacidade da criança de criar vínculos emocionais seguros e explorar o mundo ao seu redor com o apoio das relações familiares. e desenvolvimento geral de acordo com sua idade. Para isso, buscou apoio na teoria do apego de John Bowlby e no modelo de Denver para a promoção da linguagem, aprendizagem e socialização, e com base nesses indicadores descobriu as conexões entre a tríade criança-pais-educador que compõe esse universo . Este artigo mostra consistentemente que “modelos internos desenvolvidos em relacionamentos com figuras primárias de apego tendem a ser estáveis e generalizados para relacionamentos futuros”. (Bowlby (1989) ao lado de Dalbem e Dell'Aglio, 2005, p. 20), então a instituição deve estar preparada para conhecer a família, para trazer a história com ela, para que se possa planejar um acréscimo especificamente focado. às necessidades da criança, na medida do possível prevenindo dificuldades e antecipando soluções, minimizando potenciais traumas e melhorando conquistas que repercutam positivamente no futuro da criança.

Biografia do Autor

Angelita Carmo Pereira, Faculdade do Instituto Panamericano- FACIPAN

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Quatro Marcos – FQM, Graduada em Pedagogia pela Unopar – Universidade Norte do Paraná, Especialista em Psicopedagogia  pela FACIPAN - Faculdade do Instituto Panamericano

Janaína Mendes Leão, Yve Crithian Enber University

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, Graduada EM Psicologia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Neuropsicologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade – UniBF, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Kilrian Genes Konnse Silva Sena, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integrada Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Mara Rubens Outo Procópio, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED.

Olivia Andrea Dalla Rosa, Yve Crithian Enber University

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência da Língua Inglesa pela FACIPAN, Mestre em Ciências da Educação pela Yve Crithian Enber University.

Zayra Carvalho Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão Escolar pela Faculdade Afirmativo.

 

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

Pereira, A. C. ., Leão, J. M. ., Sena, K. G. K. S. ., Procópio, M. R. O. ., Rosa, O. A. D. ., & Silva, Z. C. . (2022). O ACOLHIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1352–1359. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6843