CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior SUSEPE/RS
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum SUSEPE/RS
  • Pedro Antônio Lorentz Martins SUSEPE/RS
  • Tiago Vargas Guedes SUSEPE/RS
  • Fábio Rafael Corrêa Oliveira SUSEPE/RS
  • Robinson Daniel Estrella SUSEPE/RS

Palavras-chave:

Criminologia. Sociologia Criminal. Teorias Macrossociológicas.

Resumo

Nobres leitores,

Este livro digital mergulha nas da relação entre a criminologia e a sociologia, desvendando as teorias macrossociológicas que lançam luz sobre as complexidades do crime e suas associações.

A criminologia, a sociologia e as teorias macrossociológicas estão intrinsecamente relacionadas, pois todas buscam compreender o comportamento humano em sociedade, incluindo a ocorrência do crime e da deviance.

A criminologia se dedica ao estudo do crime, das suas causas, consequências e formas de prevenção, focando-se no indivíduo e nos processos psicossociais que o levam a cometer atos criminosos.

Por sua vez, a sociologia investiga as estruturas, instituições e relações sociais que moldam o comportamento humano em contextos sociais mais amplos. Ela entenderá como fatores como classe social, gênero, educação, entre outros, influenciam as interações sociais e, por conseguinte, a ocorrência do crime.

As teorias macrossociológicas, por sua vez, são aquelas que se concentram em explicar o crime a partir de fenômenos sociais e estruturas mais amplos, como desigualdade social, conflito de classes, processos de rotulação e anomia. Elas buscam analisar como esses fatores de nível macro influenciam as taxas de criminalidade e os padrões de comportamento desviante em uma sociedade.

Assim, a criminologia, a sociologia e as teorias macrossociológicas se complementam, oferecendo uma visão holística e multifacetada do crime e do comportamento desviante, que considera não apenas os aspectos individuais, mas também os contextos sociais e estruturais mais amplos.

Após esse preâmbulo, o livro se esmera em trazer  uma abordagem interdisciplinar, explorando os meandros que essas áreas se entrelaçam para oferecer uma compreensão mais completa dos fenômenos sociais que permeiam o mundo do crime.

O livro elege a criminologia como o ponto de partida desta jornada, revelando os meandros do comportamento criminoso. Entre os temas abordados, destacam-se:

Escola de Chicago: Um marco na história da criminologia, essa escola de pensamento lançou as bases para o estudo do crime urbano, destacando a influência do ambiente social na produção de comportamentos desviantes.

Teoria da Associação Diferencial: Proposta por Edwin Sutherland, essa teoria explora como a interação com grupos que endossam normas criminais pode moldar as escolhas individuais.

Teoria da Anomia: Inspirada em Émile Durkheim e ampliada por Robert Merton, essa teoria examina os desequilíbrios entre objetivos culturais e meios legítimos para alcançá-los, levando à inovação e à adaptação desviante.

Teoria da Subcultura Delinquente: Esta teoria destaca a existência de subculturas que valorizam e promovem comportamentos criminosos como uma resposta às condições sociais desfavoráveis.

Em sequência, o livro apresenta a  sociologia criminal, complementando essa análise, oferecendo uma visão ampla dos contextos sociais do crime. Neste tópico, o livro discorre sobre a  Teoria do Etiquetamento: Esta teoria argumenta que a rotulação de indivíduos como criminosos pode levar à internalização desse rótulo e ao aumento do comportamento desviante.

Em seguida, apesenta a Teorias Situacionais,  examinando como as características do ambiente imediato influenciam as escolhas individuais relacionadas ao crime. Já a Teoria Crítica ou Radical: Esta perspectiva destaca as desigualdades estruturais como geradoras de crime e questiona as instituições de controle social como instrumentos de opressão.

Ao final desta jornada intelectual, somos confrontados com a complexidade e a interconexão entre a criminologia e a sociologia. As teorias macrossociológicas examinadas neste livro digital nos mostram como as estruturas sociais, os processos de rotulação e as condições situacionais moldam e influenciam o comportamento desviante. Esta obra é um convite para continuar a explorar e aprofundar esse fascinante campo de estudo, enriquecendo assim nosso entendimento do crime e da sociedade.

Boa leitura para todos,

Os autores

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, SUSEPE/RS

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS.

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, SUSEPE/RS

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SUSEPE/RS. 

Pedro Antônio Lorentz Martins, SUSEPE/RS

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS. 

Tiago Vargas Guedes, SUSEPE/RS

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Pós graduado em Segurança Pública pela Faveni. Policial Penal da SUSEPE/RS. 

Fábio Rafael Corrêa Oliveira, SUSEPE/RS

Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós-graduado em Gestão Pública pela UNIFRAN. Policial Penal da SUSEPE/RS. 

Robinson Daniel Estrella, SUSEPE/RS

Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós-graduado em Segurança Pública pela Faculdade Futura. Policial Penal da SUSEPE/RS. 

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M., Brum, B. R. dos S., Martins, P. A. L., Guedes, T. V., Oliveira, F. R. C., & Estrella, R. D. (2024). CRIMINOLOGIA X SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS TEORIAS MACROSSOCIOLÓGICAS EXPLICATIVAS DO CRIME E SUA RELAÇÃO COM A SOCIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 25–75. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13082

Edição

Seção

E-books

Categorias