NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE EM PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20651Palavras-chave:
Educação Física. Normal superior. Magistério. Primeira infância.Resumo
A primeira infância é essencial para o desenvolvimento motor, pois as habilidades adquiridas nessa fase influenciam toda a vida do indivíduo. No Brasil, porém, não há exigência legal para a presença de profissionais de Educação Física na educação infantil, nem um componente curricular específico sobre psicomotricidade na BNCC. Este estudo buscou identificar o perfil de formação e o conhecimento sobre psicomotricidade das professoras da educação infantil em Lavras-MG. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, foi realizada com 225 professoras de 29 escolas, por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que 87,1% das docentes tiveram disciplinas relacionadas à psicomotricidade em sua formação e 95,6% desenvolvem atividades psicomotoras com seus alunos. Apesar disso, apenas 49,8% relataram a presença de um professor de Educação Física nas instituições. A maioria reconhece a importância desse profissional, com 90% atribuindo nota 10 à sua relevância. As principais dificuldades relatadas foram a falta de materiais, espaços adequados e a atenção das crianças. Conclui-se que, embora a psicomotricidade seja valorizada, ela ainda é tratada como atividade complementar e fica, na maioria das vezes, sob responsabilidade das professoras generalistas.
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