NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE EM PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20651

Palavras-chave:

Educação Física. Normal superior. Magistério. Primeira infância.

Resumo

A primeira infância é essencial para o desenvolvimento motor, pois as habilidades adquiridas nessa fase influenciam toda a vida do indivíduo. No Brasil, porém, não há exigência legal para a presença de profissionais de Educação Física na educação infantil, nem um componente curricular específico sobre psicomotricidade na BNCC. Este estudo buscou identificar o perfil de formação e o conhecimento sobre psicomotricidade das professoras da educação infantil em Lavras-MG. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, foi realizada com 225 professoras de 29 escolas, por meio de um questionário semiestruturado. Os resultados indicam que 87,1% das docentes tiveram disciplinas relacionadas à psicomotricidade em sua formação e 95,6% desenvolvem atividades psicomotoras com seus alunos. Apesar disso, apenas 49,8% relataram a presença de um professor de Educação Física nas instituições. A maioria reconhece a importância desse profissional, com 90% atribuindo nota 10 à sua relevância. As principais dificuldades relatadas foram a falta de materiais, espaços adequados e a atenção das crianças. Conclui-se que, embora a psicomotricidade seja valorizada, ela ainda é tratada como atividade complementar e fica, na maioria das vezes, sob responsabilidade das professoras generalistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Conceição de Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal de Lavras. 

Moisés Silvestre de Azevedo Martins, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciências, Universidade Federal de Lavras. 

Marcelo de Castro  Teixeira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciência de la Motricidad Humana, Universidade Federal de Lavras. 

Downloads

Publicado

2025-08-21

Como Citar

Carvalho, J. C. de, Martins, M. S. de A., & Teixeira, M. de C. (2025). NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE PSICOMOTRICIDADE EM PEDAGOGAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2531–2543. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20651