DESCARTE DO LIXO NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DA SERRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA – MT

Autores

  • Célia Ferreira de Souza Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED
  • Eliane Ribeiro Alves Faculdade de Educação São Luis
  • Joanirdes Domingas da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8976

Palavras-chave:

Meio ambiente. Zona rural. Educação ambiental e reciclagem.

Resumo

O presente trabalho destaca a importância de conhecer as formas de descartes do lixo, dentro da escola e na comunidade onde se reside, visando subsidiar à implantação de práticas sustentáveis de descarte dos resíduos gerados. Através de um trabalho integrado com os alunos e a comunidade acredita-se ser possível sensibilizá-los quanto as práticas de descarte do lixo, a preservação do meio ambiente e no reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo. O presente trabalho foi realizado através de visitas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para verificar a política de gestão dos resíduos da zona rural do município e com a aplicação de um questionário aberto aos residentes na comunidade São Jose da Serra conhecida popularmente como Vila Matão e questionário fechado aos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Constâncio Leite de Moraes. Realizou-se também uma visita na Unidade Básica de Saúde da Família localizada na comunidade e na ocasião uma entrevista com a enfermeira responsável para saber como é realizado o manejo e descarte do lixo produzido na referida unidade. A implantação de uma política de educação ambiental visando orientar os moradores sobre o consumo sustentável, a prática de separação dos resíduos com potencial de reciclagem ou de compostagem local é o primeiro passo para garantir a sustentabilidade ambiental e maior qualidade de vida aos moradores da comunidade São José da Serra, pois permitirá a redução do lixo a ser descartado no solo da comunidade e pode até viabilizar uma fonte de renda complementar para os moradores.

Biografia do Autor

Célia Ferreira de Souza, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FTED

Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Ano 2016 . Promovida pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Licenciatura em Pedagogia ano 2010. Promovida pela Faculdade Universidade de Cuiabá – UNIC.

Eliane Ribeiro Alves, Faculdade de Educação São Luis

Especialista em Educação Ambiental — promovida pela Faculdade de Educação São Luis, 2019. Especialista em Educação Infantil — promovida pela Faculdade de Educação São Luís, 202. Licenciatura em Ciências Biológicas — Promovida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2018. Licenciatura em Pedagogia-Promovida pela Instituto Federal de Mato grosso ( IFMT) 2023. 

Joanirdes Domingas da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Educação  Infantil e Especial. Ano 2012 . Promovida pela Faculdades Integradas de Cuiabá-FIC. Licenciatura em Letras. Ano 2007. Promovida pela  Faculdade Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG / Licenciatura em Pedagogia. Ano 2021. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. 

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Souza, C. F. de ., Alves, E. R. ., & Silva, J. D. da . (2023). DESCARTE DO LIXO NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ DA SERRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA – MT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1682–1704. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8976