O PAPEL DO EDUCADOR: EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS

Autores

  • Consuelo Conceição Ferreira Gomes
  • Francieli Cristina Silveira dos Santos
  • Girlane Paula Domingos
  • Helida Rose Castelo Branco Alves
  • Jucimeire de Almeida Reis
  • Lucilene da Silva Ferreira

Palavras-chave:

Criança. Educação. Infância.

Resumo

Este estudo reflete a importância de se ter um educador qualificado na educação de crianças de zero a três anos. Isto requer que o mesmo tenha conhecimentos sobre o conceito de criança que foi historicamente construído. Este conhecimento permite ao professor compreender como acontece o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos, para que este proporcione a eles, em suas práticas educativas, estímulos significativos, de modo a visar sempre o desenvolvimento integral da criança.

Os conceitos de infância construídos ao longo da história nos mostram diversos olhares sobre a criança, de acordo com o seu momento histórico. Na contemporaneidade, consideramos que não há um conceito único de criança, pois parte de uma construção social elaborada pela criança e para criança, num conjunto de relações sociais. Mesmo a infância sendo um fato biológico, como ela é compreendida, é socialmente determinada. Dessa forma há muitas crianças e infâncias. A partir desta análise, me veio o interesse de atentarmos nossos olhares sobre as práticas de ensino e aprendizagem nos primeiros anos da infância, pois, a criança pequena emerge como co-construtora desde o início da  vida.

O objetivo deste livro é suscitar uma reflexão sobre o papel do educador na educação das crianças de zero a três anos, para isso discutiremos sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança de zero a três anos, que corresponde ao primeiro ano de vida e a primeira infância, indissociável ao processo educativo intencional e sistematizado, baseado no conhecimento do desenvolvimento da criança conforme os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e seus precursores.

Neste livro, busca-se compreender o conceito de infância e as regularidades do desenvolvimento infantil, visando contribuir para que a prática educativa esteja permeada pelo conhecimento científico por parte dos educadores, e da conscientização de que sua atuação intencional e sistematizada pode refletir nas máximas possibilidades de desenvolvimento da criança.

A proposta leva a uma discussão sobre a criança pequena, tanto ao que se refere ao conceito que foi historicamente construído, quanto ao seu desenvolvimento físico e cognitivo. Tem a intenção de compreender o porquê que as crianças de zero a três anos muitas vezes são assistidas em suas necessidades físicas e esquecidas de que são sujeitos de aprendizagem pelo educador. Como o ambiente deve ser organizado para que a aprendizagem infantil seja significativa. Como organizar a prática educativa para que a criança seja um indivíduo ativo, crítico e reflexivo?

Nesse sentido, apresentam-se alguns pressupostos fundamentais para a compreensão da correlação existente entre educação e desenvolvimento humano. Dentre eles estão a premissa de demonstrar que o desenvolvimento envolve, simultaneamente, a emoção e cognição, dando um sentido indissociável ao desenvolvimento/aprendizagem; identificar as práticas educativas no primeiro ano de vida e na primeira infância como meio de formação integral da criança, de modo a primar pelo seu desenvolvimento físico, cognitivo e social.

No capítulo 1, abordamos o conceito de criança e de infância ao longo da história que está interligada à cultura em que ela vive e também à sociedade que os adultos criam para ela, sofrendo assim as influências de sua época. E como acontece o processo de desenvolvimento e aprendizagem, mostrando são indissociáveis e ocorrem simultaneamente.

No capítulo 2, foram explicitados conceitos principais do desenvolvimento da criança de zero a três anos com enfoque na mediação do adulto desde o nascimento à primeira infância.

No capítulo 3, destacamos o papel do educador e suas práticas na educação de zero a três anos, pois, cabe a ele ter conhecimento do processo de desenvolvimento infantil para que suas experiências junto às crianças propicie uma aprendizagem significativa.

Finalmente, são apresentadas as Conclusões.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

Gomes, C. C. F., Santos, F. C. S. dos, Domingos, G. P., Alves, H. R. C. B., Reis, J. de A., & Ferreira, L. da S. (2023). O PAPEL DO EDUCADOR: EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–90. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11461

Edição

Seção

E-books

Categorias