A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ana do Bondespacho da Silva Faculdade do Instituto Panamericano
  • Consuelo Conceição Ferreira Gomes INVEST
  • Fabiana Cristina dos Santos Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS
  • Jaqueline Ferreira de Brito Faculdade Futura na área da Educação
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís
  • Silvana Carvalho Cardoso Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11363

Palavras-chave:

Alfabetização. Lúdico. Aprendizagem. Brincadeiras. Jogos.

Resumo

Este artigo discute a importância do lúdico na alfabetização. Refere-se a um estudo bibliográfico que teve como objetivo compreender como a ludicidade pode auxiliar na aprendizagem de uma criança. Para tanto, incluímos a contribuição de alguns autores – Kishimoto (2003), Almeida (1998), Rosa (2003) e outros. Apresenta a importância do brincar no desenvolvimento infantil e sua importância como recurso metodológico. Para melhor compreender a importância do lúdico na prática pedagógica como iniciador da aprendizagem do aluno no processo de alfabetização. Portanto, promover e incentivar os professores a utilizarem ferramentas metodológicas que facilitem o processo de alfabetização por meio de atividades lúdicas que proporcionem aos alunos uma experiência de aprendizagem mais prazerosa, dinâmica e significativa.

Biografia do Autor

Ana do Bondespacho da Silva, Faculdade do Instituto Panamericano

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Artes pela FACIPAN -  Faculdade do Instituto Panamericano.

Consuelo Conceição Ferreira Gomes, INVEST

Graduada em Letras Português – Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Graduada em Pedagogia pela INVEST, Especialista em Alfabetização e Letramento pela INVEST.

Fabiana Cristina dos Santos, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS – Especialista em Neuroeducação  - pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Jaqueline Ferreira de Brito, Faculdade Futura na área da Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade Futura na área da Educação.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Silvana Carvalho Cardoso, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Especial.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Silva, A. do B. da, Gomes, C. C. F., Santos, F. C. dos, Brito, J. F. de, Dutra, L. H. N., & Cardoso, S. C. (2023). A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1697–1707. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11363