A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Ana do Bondespacho da Silva Faculdade do Instituto Panamericano
  • Consuelo Conceição Ferreira Gomes INVEST
  • Fabiana Cristina dos Santos Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS
  • Jaqueline Ferreira de Brito Faculdade Futura na área da Educação
  • Luiza Helena Nadaleti Dutra Faculdade de Educação São Luís
  • Silvana Carvalho Cardoso Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11363

Palavras-chave:

Alfabetização. Lúdico. Aprendizagem. Brincadeiras. Jogos.

Resumo

Este artigo discute a importância do lúdico na alfabetização. Refere-se a um estudo bibliográfico que teve como objetivo compreender como a ludicidade pode auxiliar na aprendizagem de uma criança. Para tanto, incluímos a contribuição de alguns autores – Kishimoto (2003), Almeida (1998), Rosa (2003) e outros. Apresenta a importância do brincar no desenvolvimento infantil e sua importância como recurso metodológico. Para melhor compreender a importância do lúdico na prática pedagógica como iniciador da aprendizagem do aluno no processo de alfabetização. Portanto, promover e incentivar os professores a utilizarem ferramentas metodológicas que facilitem o processo de alfabetização por meio de atividades lúdicas que proporcionem aos alunos uma experiência de aprendizagem mais prazerosa, dinâmica e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana do Bondespacho da Silva, Faculdade do Instituto Panamericano

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Artes pela FACIPAN -  Faculdade do Instituto Panamericano.

Consuelo Conceição Ferreira Gomes, INVEST

Graduada em Letras Português – Literatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Graduada em Pedagogia pela INVEST, Especialista em Alfabetização e Letramento pela INVEST.

Fabiana Cristina dos Santos, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS – Especialista em Neuroeducação  - pelas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Jaqueline Ferreira de Brito, Faculdade Futura na área da Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em AEE e Educação Inclusiva pela Faculdade Futura na área da Educação.

Luiza Helena Nadaleti Dutra, Faculdade de Educação São Luís

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Outro Preto – UFOP, Especialista em Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Educação São Luís.

Silvana Carvalho Cardoso, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Especial.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Silva, A. do B. da, Gomes, C. C. F., Santos, F. C. dos, Brito, J. F. de, Dutra, L. H. N., & Cardoso, S. C. (2023). A LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1697–1707. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11363