JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Antônia Avanildes Cardozo Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas
  • Adriana Aparecida da Cruz Alves Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino
  • Eliane Maria de Lima Paixão Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE
  • Elizângela Leite da Silva Macedo Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Gleice Aparecida Martins Faculdade São Luíz
  • Sandra Lúcia Ferreira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Silvia Casmal de Freitas Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2794

Palavras-chave:

Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo trata das contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem na educação infantil, partindo do pressuposto de que esses recursos pedagógicos contribuem de forma significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos. O mesmo discute essa temática tendo como fundamentação teórica as ideias de Kishimoto (2011), Maluf (2009), Teixeira (2010) entre outros. O trabalho pedagógico com o lúdico na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, prazerosa e significativa, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.

Biografia do Autor

Antônia Avanildes Cardozo, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRG, Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE. 

 

Adriana Aparecida da Cruz Alves, Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Poliensino - FP.

Eliane Maria de Lima Paixão, Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas – ICE, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas - ICE

Elizângela Leite da Silva Macedo, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia Faculdade Varzeagrandense de Ciências Humanas, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Gleice Aparecida Martins, Faculdade São Luíz

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luíz.

Sandra Lúcia Ferreira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Silvia Casmal de Freitas, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2021-11-06

Como Citar

Cardozo, A. A. ., Alves, A. A. da C. ., Paixão, E. M. de L. ., Macedo, E. L. da S. ., Martins, G. A. ., Ferreira, S. L. ., & Freitas, S. C. de . (2021). JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2235–2242. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2794