OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores

  • Jociane Modesto de Azevedo Faculdade Afirmativo
  • Joelma Auxiliadora Soares do Prado Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC
  • Josianny Aparecida da Costa Moraes FOCUS
  • Laura Yule de Alencar Alcântara Faculdade – FAIPE
  • Meire Lucia da Silva Souza Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC
  • Rosângela Maria Ferreira de Sousa Faculdade de Cuiabá – FAUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6448

Palavras-chave:

Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem.

Resumo

Partindo do pressuposto de que esses recursos instrucionais contribuem significativamente para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, este estudo explora a contribuição do brincar e do lúdico para o processo de aprendizagem na educação infantil. Portanto, nosso objetivo geral é demonstrar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem das crianças. Este artigo discute o tema a partir das ideias de Kishimoto (2011), Maluf (2009), Teixeira (2010), dentre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa permitem validar o valor das atividades lúdicas e o uso de jogos e brincadeiras como recurso didático. Ressaltamos que, além de proporcionar aos alunos condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social, o trabalho pedagógico com o lúdico em sala de aula possibilita aos professores tornar o aprendizado motivado, prazeroso e significativo.

Biografia do Autor

Jociane Modesto de Azevedo, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Joelma Auxiliadora Soares do Prado, Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagradense de Ensino e Cultura – AVEC.

Josianny Aparecida da Costa Moraes, FOCUS

Graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade - FOCUS.

Laura Yule de Alencar Alcântara, Faculdade – FAIPE

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade – FAIPE.

Meire Lucia da Silva Souza, Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pelas Faculdades Integradas de Cuiabá - FIC.

Rosângela Maria Ferreira de Sousa, Faculdade de Cuiabá – FAUC

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá – FAUC.

 

Downloads

Publicado

2022-08-08

Como Citar

Azevedo, J. M. de ., Prado, J. A. S. do ., Moraes, J. A. da C. ., Alcântara, L. Y. de A. ., Souza, M. L. da S. ., & Sousa, R. M. F. de . (2022). OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1402–1410. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6448