O CORPO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dayene Eunice de Mello
  • Joanise Domingas Flanofa
  • Jociane Modesto de Azevedo
  • Joice Ferreira de Oliveira Alencar
  • Lucelia Felix de Miranda
  • Rosângela Maria Ferreira de Sousa

Palavras-chave:

Educação Infantil, Criança

Resumo

A educação infantil hoje assume um novo olhar, buscando ações educativas na prática direcionadas às crianças pequenas para estimular plenamente o desenvolvimento infantil. No entanto, ainda prevalece a ênfase no cuidado ao invés da educação, e ao lidar com o corpo infantil, as crianças dessa idade têm uma falta de compreensão de como o corpo se relaciona com a aprendizagem.

Examinamos essa realidade para entender a importância da construção da imagem corporal para que as crianças construam conhecimento. Nosso objetivo também é compreender e analisar os conceitos teóricos de experiência e prática física para a educação infantil. Para atingir os objetivos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica como método. Os resultados sugerem que as concepções desses teóricos sobre o corpo da criança influenciam a prática diária das crianças.

Para eles, o corpo da criança deve experimentar o movimento livre fora da sala de aula, nos esportes ou nas brincadeiras livres no parque que não refletem o comportamento educacional. A busca do silêncio corporal, posturas de linhas rígidas, etc., dominam os movimentos corporais em sala de aula. A estimulação física na sala é produzida com ambas as mãos e destina-se a um bom rastreamento. A imagem corporal, como espaço de construção do conhecimento, é um espaço de compreensão de si e do mundo, e não é reconhecida pelos educadores.

 

 

As autoras!

 

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Mello, D. E. de ., Flanofa, J. D. ., Azevedo, J. M. de ., Alencar, J. F. de O. ., Miranda, L. F. de ., & Sousa, R. M. F. de . (2022). O CORPO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 09–43. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6161

Edição

Seção

E-books

Categorias