ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Eda Maria Sousa Matos da Conceição AVEC
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Joanise Domingas Flanofa Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Miriam Arruda de Souza Faculdade das Águas Emendadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6140

Palavras-chave:

Educação Infantil. Anos Iniciais. Letramento. Alfabetização.

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar o papel da educação infantil, enfatizando que a alfabetização é uma prática pedagógica conduzida de forma lúdica. É importante ressaltar que o processo formal de alfabetização ocorrerá na escola primária. As escolas podem organizar a programação de forma que proporcionem alfabetização, foco no brincar e nas necessidades da educação infantil.

Biografia do Autor

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Eda Maria Sousa Matos da Conceição, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Associação varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Joanise Domingas Flanofa, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologia – INET. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

Miriam Arruda de Souza, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Conceição, E. M. S. M. da ., Souza, G. R. da C. ., Flanofa, J. D. ., & Souza, M. A. de . (2022). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E O TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1883–1901. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6140