LUDOTECA UM ESPAÇO LÚDICO

Autores

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Eda Maria Sousa Matos da Conceição AVEC
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Miriam Arruda de Souza FAE
  • Suely Francisca Soares Jacobes Faculdade UniBF

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6153

Palavras-chave:

Ludicidade. Ludoteca. Aprendizagem Infantil.

Resumo

Este estudo examina brevemente a contribuição do brincar para o desenvolvimento humano, trazendo um espaço específico para a temática da Ludoteca. A partir dele, discutimos como o brincar desempenha um papel nesse lugar e sua contribuição para a aprendizagem das crianças. Com esse objetivo em mente, abordamos um referencial teórico envolvendo jogabilidade, abordando autores como Brougere (1998), Chateau (1987), Friedmann (1992). Analisando a importância da brinquedoteca, ou ludoteca, para a aprendizagem das crianças, constatamos que o espaço é vital para o seu desenvolvimento e que o projeto tem uma função importante em seu ambiente lúdico.

Biografia do Autor

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Eda Maria Sousa Matos da Conceição, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Associação varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Miriam Arruda de Souza, FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

Suely Francisca Soares Jacobes, Faculdade UniBF

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

Downloads

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Conceição, E. M. S. M. da ., Souza, G. R. da C. ., Souza, M. A. de ., & Jacobes, S. F. S. . (2022). LUDOTECA UM ESPAÇO LÚDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1902–1916. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6153