A importância da brinquedoteca na Educação Infantil

Autores

  • Benedito Cedronias de Almeida Faculdades Integradas de Cuianá
  • Clerismar Mamedes da Cunha Silva Universidade Norte do Paraná
  • Jocinira Souza Silva Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria
  • Rosângela Silva Santos Faculdade Afirmativo
  • Rosiane Cristina de França Azevedo Franco Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Suely Francisca Soares Jacobes Faculdade UniBF

Palavras-chave:

Educação Infantil. Brinquedoteca., lúdico. Desenvolvimento infantil.

Resumo

O objetivo deste livro foi averiguar as contribuições das brinquedotecas para o desenvolvimento geral da Educação Infantil. Para elaboração do mesmo foi utilizado a pesquisa bibliográfica. O mais importante ao abordar a Educação Infantil é o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

As pesquisas sobre o papel do professor em relação ao lúdico na educação infantil ainda são limitadas e nem sempre é fácil encontrar o que é discutido na literatura, principalmente no que se refere às ludotecas, subutilizadas há muitos anos. As crianças podem aprender mais quando têm oportunidades o bastante para explorar, estabelecer e iniciar suas próprias atividades, compreendendo os próprios progresso e ritmo numa realidade tangível. Por meio disso, o lúdico é considerado uma ferramenta eficaz para promover o aprendizado e o desenvolvimento integral. No entanto, por se tratar de um assunto amplo, necessita de pesquisas e análises para compreender sua verdadeira relação com a didática e a forma como professores a utilizam nas brinquedotecas.

Biografia do Autor

Benedito Cedronias de Almeida, Faculdades Integradas de Cuianá

Graduado em Matemática pela UNIC - Universidade de Cuiabá, Graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Cuianá, Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Afirmativo.

Clerismar Mamedes da Cunha Silva, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Jocinira Souza Silva, Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Educação Infantil com Ênfase na Educação Especial pelo Instituto INVEST de Educação Consultoria e Assessoria.

Rosângela Silva Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Rosiane Cristina de França Azevedo Franco, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela UFMT -  Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Educação Infantil e Especial pela FIC - Faculdades Integradas de Cuiabá.

Suely Francisca Soares Jacobes, Faculdade UniBF

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

ISBN 978-65-994283-3-3

Downloads

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Almeida, B. C. de ., Silva, C. M. da C. ., Silva, J. S. ., Santos, R. S. ., Franco, R. C. de F. A. ., & Jacobes, S. F. S. (2021). A importância da brinquedoteca na Educação Infantil . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7–42. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/1824

Edição

Seção

E-books

Categorias