A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eliane Maria de Lima Paixão Instituto Cuiabano de Educação
  • Enedina Rodrigues de Jesus Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosângela Silva Santos Universidade Norte do Paraná
  • Suely Francisca Soares Jacobes Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025

Resumo

O presente artigo tem como tema a contação de história na educação infantil, como linha de pesquisa é voltado à docência na educação infantil. Enfatiza-se a contação de história no desenvolvimento e na aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivo resgatar a importância, bem como aprofundar as discussões acerca deste tema como estímulo na aprendizagem da leitura na educação infantil, sinalizando para o imperativo da recuperação de contar histórias infantis. Da problematização sobre o tema sobre, os professores de educação infantil têm incentivado e valorizado a prática de contar histórias em suas aulas, pois o aluno ao ler e ouvir as histórias possibilita a aprendizagem significativa, portanto a contação de história pode interferir positivamente na socialização, imaginação, motivação, criatividade, desenvolvimento, fantasia, atenção das crianças pequenas, permitindo a compreensão das palavras, pela história, pela leitura, pelo ouvir, promover a aprendizagem. Por fim espera-se com esse artigo que os educadores entendam que a diversidade das histórias infantis ao serem contadas levam os alunos para além da imaginação, tem um caráter educativo.

Biografia do Autor

Eliane Maria de Lima Paixão, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pela Faculdadeds Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Enedina Rodrigues de Jesus Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização.

Rosângela Silva Santos, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Suely Francisca Soares Jacobes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

Downloads

Publicado

04/09/2021

Como Citar

Paixão, E. M. de L. ., Pereira, E. R. de J. ., Santos, R. S. ., & Jacobes, S. F. S. . (2021). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 888–898. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.