A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Eliane Maria de Lima Paixão Instituto Cuiabano de Educação
  • Enedina Rodrigues de Jesus Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosângela Silva Santos Universidade Norte do Paraná
  • Suely Francisca Soares Jacobes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Andreia Ribeiro da Costa
  • Catiane Souza Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025

Resumen

O presente artigo tem como tema a contação de história na educação infantil, como linha de pesquisa é voltado à docência na educação infantil. Enfatiza-se a contação de história no desenvolvimento e na aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivo resgatar a importância, bem como aprofundar as discussões acerca deste tema como estímulo na aprendizagem da leitura na educação infantil, sinalizando para o imperativo da recuperação de contar histórias infantis. Da problematização sobre o tema sobre, os professores de educação infantil têm incentivado e valorizado a prática de contar histórias em suas aulas, pois o aluno ao ler e ouvir as histórias possibilita a aprendizagem significativa, portanto a contação de história pode interferir positivamente na socialização, imaginação, motivação, criatividade, desenvolvimento, fantasia, atenção das crianças pequenas, permitindo a compreensão das palavras, pela história, pela leitura, pelo ouvir, promover a aprendizagem. Por fim espera-se com esse artigo que os educadores entendam que a diversidade das histórias infantis ao serem contadas levam os alunos para além da imaginação, tem um caráter educativo.

Biografía del autor/a

Eliane Maria de Lima Paixão, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pela Faculdadeds Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Enedina Rodrigues de Jesus Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização.

Rosângela Silva Santos, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Suely Francisca Soares Jacobes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF.

Andreia Ribeiro da Costa

Especialista.

Catiane Souza Araújo

Especialista.

Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Paixão, E. M. de L. ., Pereira, E. R. de J. ., Santos, R. S. ., Jacobes, S. F. S. ., Costa, A. R. da, & Araújo, C. S. (2021). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 888–898. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2025