O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dasny Pestana de Pinto Faculdade Mantenense dos Vales Gerais
  • Renata Regina de Araújo do Monte Faculdade São Bráz
  • Rosângela Silva Santos Faculdade Afirmativo
  • Suely Francisca Soares Jacobes Centro Universitário Internacional
  • Vanildes Célia de Paula Faculdade Integrada de Ariquemes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2027

Palavras-chave:

Brinquedo. Brincadeira. Educação Infantil. Planejamento.

Resumo

Este artigo tem como tema o brinquedo e brincadeira na educação infantil, como linha de pesquisa: a docência na educação infantil. Como objetivo proporcionar situações de ensino-aprendizagem através de atividades lúdicas; utilizar as atividades lúdicas como recurso pedagógico junto às crianças, apresentar as diversidades de brinquedos e brincadeiras às crianças. Os conteúdos trabalhados neste artigo sobrevêm na linguagem, oralidade, organização e orientação espacial, entre outros. Os educadores têm conhecimentos específicos destinados à educação infantil, desse modo as atividades lúdicas desenvolvidas junto às crianças acontecem através de brincadeiras livres e dirigidas de acordo com o planejamento e a avaliação por meio da observação, registro das práticas desenvolvidas e interesse e participação nas atividades propostas. Para Cousineau (2004, p. 63), “O tempo é uma criança brincando”, escreveu Heráclito, um sábio da era clássica, movendo peças num tabuleiro: o reino pertence a uma criança, essa metáfora reflete o modo como lúdico permite as crianças praticarem os papéis que irão desempenhar no futuro através da imaginação, ou pela alegria pura e simples da liberdade de movimento.

Biografia do Autor

Dasny Pestana de Pinto, Faculdade Mantenense dos Vales Gerais

Graduada em Pedagogia, Docência para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Empresa pelo UNIVAG - Centro Universitário Várzea Grande, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais  - INTERVALE.

Renata Regina de Araújo do Monte, Faculdade São Bráz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Alfabetização Matemática pela Faculdade São Bráz.

Rosângela Silva Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela UNOPAR  -  Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Suely Francisca Soares Jacobes, Centro Universitário Internacional

Graduada em pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista, Graduada em História pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Gestão Municipal pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Especialista em Educação Especial pelo UNINTER - Centro Universitário Internacional, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade UniBF. 

Vanildes Célia de Paula, Faculdade Integrada de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais, Especialista em Educação Infantil e  Séries Iniciais no Ensino Fundamental pela Faculdade Integrada de Ariquemes.

Downloads

Publicado

04/09/2021

Como Citar

Pinto, D. P. de ., Monte, R. R. de A. do ., Santos, R. S. ., Jacobes, S. F. S. ., & Paula, V. C. de . (2021). O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 899–909. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2027

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)