A MÚSICA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Ardélia Silva Pedraça Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED
  • Camila da Silva Rondon Campos Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC
  • Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda Faculdade Afirmativo
  • Jaqueline de Moura Santana Universidade Norte do Paraná
  • Luciana Xavier Cirino Instituto de Educação Carlos Pasquale
  • Rosângela Silva Santos Alfabetização pela Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2212

Palavras-chave:

Música. Dança. Séries Iniciais. Educação infantil.

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem como tema a música e a dança como instrumento pedagógico na educação, com a abordagem de subsídios dessas artes para a construção do conhecimento, resultando em diversos benefícios para o mundo infantil e das séries iniciais. O objetivo geral analisar da música e da dança, e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, o objetivo específico: realizar a abordagem da relevância da música e da dança na educação; apresentar como se deu sua entrada nas escolas brasileiras, demostrando sua importância como um instrumento pedagógico, possibilitando que as aulas sejam mais atrativas e prazerosas e que as crianças, aprendam de forma divertida; demostrar como trabalhar a música e a dança na escola de modo coerente, planejado e criativo, proporcionando para as crianças o prazer de ouvir, cantar, tocar e improvisar, implicando, tornando desse modo, em um  ensino-aprendizagem significativo.

Biografia do Autor

Ardélia Silva Pedraça, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED

Graduada em Pedagogia Universidade de Cuiabá  - UNIC, Especialista em Educação Infantil, Letramento e Alfabetização pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED.

.

 

Camila da Silva Rondon Campos, Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Infantil pela Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC.

Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Especialista em Educação pela Faculdade Afirmativo.

Jaqueline de Moura Santana, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Luciana Xavier Cirino, Instituto de Educação Carlos Pasquale

Formação Ensino Técnico Magistério pelo Instituto de Educação Carlos Pasquale.

Rosângela Silva Santos, Alfabetização pela Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Pedraça, A. S. ., Campos, C. da S. R. ., Arruda, H. K. de Q. ., Santana, J. de M. ., Cirino, L. X. ., & Santos, R. S. . (2021). A MÚSICA E A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 1066–1079. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2212