A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Camila da Silva Rondon Campos Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Cleuza da Silva Freire Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Irineide Santos Costa Faculdade UNIVEST de Educação
  • Marta Maria Rodrigues de Miranda Universidade Internacional - UNINTER
  • Maria Carmelina Harbano Faculdade Luso Capixaba
  • Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Verônica Delgado do Nascimento Barbosa Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2909

Palavras-chave:

Conhecimento Matemático. Educação Infantil. Desenvolvimento. Lúdico.

Resumo

Durante o período da Educação Infantil, as crianças constroem suas bases de conhecimento matemático, embora seja importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da estimulação cognitiva na Educação Infantil. Muitos professores ainda não percebem essa importância e acabam desenvolvendo  conhecimentos matemáticos de forma incompleta, o que os torna um vilão ao longo de sua vida escolar. Este trabalho tem como objetivo compreender  a abordagem matemática da educação infantil e a importância desse ensino para o desenvolvimento da criança. A matemática tem sido deixada de lado para ser trabalha mais tarde, durante o ensino fundamental, e  muitas vezes pode levar a dificuldades ao longo da vida escolar da criança, contribuindo para  dificuldades de aprendizagem, construir uma base sólida de conceitos matemáticos são importantes para serem explorados e implementados adequadamente  e divertido, tornando essa construção de conhecimento significativa para os alunos, além de mostrar que o professor tem importante papel nesse processo de mediação nesta construção.

Biografia do Autor

Camila da Silva Rondon Campos, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Cleuza da Silva Freire, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia – Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Irineide Santos Costa, Faculdade UNIVEST de Educação

Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIVEST de Educação, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade UNIVEST de Educação.

Marta Maria Rodrigues de Miranda, Universidade Internacional - UNINTER

Graduada Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP, Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva pela Universidade Internacional - UNINTER.

Maria Carmelina Harbano, Faculdade Luso Capixaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Especialista em Educação Infantil com Ênfase na Educação Especial pela Faculdade Luso Capixaba.

Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Relações Raciais no Contexto do EJA – Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Informática na Educação.

Verônica Delgado do Nascimento Barbosa, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRODON, Especialista em Educação Infantil na Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

Campos, C. da S. R. ., Freire, C. da S. ., Costa, I. S. ., Miranda, M. M. R. de ., Harbano, M. C. ., Gaudêncio, R. C. da S., & Barbosa, V. D. do N. . (2021). A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2677–2687. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2909

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)