LÍNGUAS ESTRANHAS NO MEIO PENTECOSTAL CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO UMA REALIDADE OU ILUSÃO?

Autores

  • José Carlos do Nascimento Faculdade Intervale

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6341

Palavras-chave:

Glossolalia. Línguas Estranhas. Pentecostalismo.

Resumo

Este trabalho tem como tema às línguas estranhas no meio pentecostal contemporâneo brasileiro uma realidade ou ilusão? O problema a ser respondido consiste em verificar se as supostas palavras estranhas faladas pelos crentes pentecostais fazem parte de um idioma ou constituem uma linguagem e como se originam. Uma das grandes características do movimento pentecostal são as famosas línguas estranhas, também chamadas no meio acadêmico de glossolalia. Há décadas as línguas estranhas dos crentes têm estimulado o interesse de pesquisadores, chegando a ser tema de diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Importante destacar que o uso de línguas estranhas não é uma exclusividade dos evangélicos pentecostais, elas são encontradas em rituais de outras religiões e existem registros de mais de mil anos antes de Cristo. Este artigo tem o objetivo de fazer uma análise das línguas estranhas do pentecostalismo brasileiro. Para este fim, este trabalho apresenta o resultado de investigações cientificas de várias décadas.  Foi utilizada a pesquisa de campo e o método bibliográfico, tendo no referencial teórico autores renomados como Sueli Aparecida Carvalhaes, Silva Freire, Maurício Ricci, Silvana Matias, William J. Samarin e Selma Baptista. O trabalho não visa realizar um ataque a crença dos pentecostais sobre as línguas estranhas. Tratamos de uma abordagem cientifica do ponto de vista sociológico, teológico, histórico e linguístico da prática das línguas estranhas no cenário religioso.

Biografia do Autor

José Carlos do Nascimento, Faculdade Intervale

Bacharel em Teologia pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em História pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário ETEP. Graduado em Sociologia pelo Centro Universitário ETEP.  Pós-graduado em Ciências da Religião pela faculdade Intervale. Pós-graduado em Ensino Religioso pela faculdade Intervale.  Pós-graduado em Ensino da Filosofia e da Sociologia pela faculdade Intervale.  Pós-graduado em História da África pela faculdade Intervale. Pós-graduado em História do Brasil pela faculdade Intervale. Pós-graduado em Cultura Afro-Brasileira pela faculdade Intervale.  Pós-graduado em Ciência Política pela faculdade Intervale. E-mail:cn.historia72@gmail.com . 

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Nascimento, J. C. do . (2022). LÍNGUAS ESTRANHAS NO MEIO PENTECOSTAL CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO UMA REALIDADE OU ILUSÃO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 328–339. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6341