A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2230Palavras-chave:
Brincadeiras. Aprendizagem. Educação Infantil. Alfabetização.Resumo
O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a importância de uma brincadeira para o desenvolvimento das crianças e, principalmente, para sua alfabetização. Assim, foi realizada uma revisão da literatura sobre conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, destacando sua relação com o desenvolvimento psicomotor e, assim, abordando a prevenção de distúrbios disgnosias e dispraxias como forma de prevenção de dificuldades de aprendizagem. Apresentamos diversos autores que consideram as habilidades necessárias à aquisição da leitura, da escrita e da matemática, habilidades essas que podem ser estimuladas pelas brincadeiras tradicionais. O brincar desenvolve habilidades psicomotoras, espirituais, emocionais e até cognitivas; faz parte do desenvolvimento geral da criança. Entendemos que a proposta aqui apresentada pode ser um ponto de partida para a intervenção institucional de professores que atuam na educação infantil, para que possam refletir sobre sua prática na escola.
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