A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Danielle Odilon Rodrigues Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Elza Amaral Carlos Neto Nishino Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Flávia Carmelita Duarte Souza Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda Faculdade Afirmativo
  • Jaqueline de Moura Santana Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Suelen Barros Berté Faculdade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2230

Palavras-chave:

Brincadeiras. Aprendizagem. Educação Infantil. Alfabetização.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a importância de uma brincadeira para o desenvolvimento das crianças e, principalmente, para sua alfabetização. Assim, foi realizada uma revisão da literatura sobre conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, destacando sua relação com o desenvolvimento psicomotor e, assim, abordando a prevenção de distúrbios disgnosias e dispraxias como forma de prevenção de dificuldades de aprendizagem. Apresentamos diversos autores que consideram as habilidades necessárias à aquisição da leitura, da escrita e da matemática, habilidades essas que podem ser estimuladas pelas brincadeiras tradicionais. O brincar desenvolve habilidades psicomotoras, espirituais, emocionais e até cognitivas; faz parte do desenvolvimento geral da criança. Entendemos que a proposta aqui apresentada pode ser um ponto de partida para a intervenção institucional de professores que atuam na educação infantil, para que possam refletir sobre sua prática na escola.

Biografia do Autor

Danielle Odilon Rodrigues, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura / FIVE – Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Elza Amaral Carlos Neto Nishino, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIRODON, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto FIC – Faculdades Integradas de Cuiabá, Especialista em EJA – Educação de Jovens e Adultos pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura / FIVE – Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Flávia Carmelita Duarte Souza, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Letras – Língua Portuguesa / Literatura pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Especialista em Educação pela Faculdade Afirmativo.

Jaqueline de Moura Santana, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Suelen Barros Berté, Faculdade de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FACUMINAS EAD – Faculdade de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

27/09/2021

Como Citar

Rodrigues, D. O., Nishino, E. A. C. N., Souza, F. C. D. ., Arruda, H. K. de Q. ., Santana, J. de M. ., & Berté, S. B. (2021). A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 1080–1090. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2230

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)