A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Danielle Odilon Rodrigues Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Elza Amaral Carlos Neto Nishino Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Flávia Carmelita Duarte Souza Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda Faculdade Afirmativo
  • Jaqueline de Moura Santana Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Suelen Barros Berté Faculdade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2230

Palabras clave:

Brincadeiras. Aprendizagem. Educação Infantil. Alfabetização.

Resumen

O objetivo principal deste artigo é refletir sobre a importância de uma brincadeira para o desenvolvimento das crianças e, principalmente, para sua alfabetização. Assim, foi realizada uma revisão da literatura sobre conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem, destacando sua relação com o desenvolvimento psicomotor e, assim, abordando a prevenção de distúrbios disgnosias e dispraxias como forma de prevenção de dificuldades de aprendizagem. Apresentamos diversos autores que consideram as habilidades necessárias à aquisição da leitura, da escrita e da matemática, habilidades essas que podem ser estimuladas pelas brincadeiras tradicionais. O brincar desenvolve habilidades psicomotoras, espirituais, emocionais e até cognitivas; faz parte do desenvolvimento geral da criança. Entendemos que a proposta aqui apresentada pode ser um ponto de partida para a intervenção institucional de professores que atuam na educação infantil, para que possam refletir sobre sua prática na escola.

Biografía del autor/a

Danielle Odilon Rodrigues, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura / FIVE – Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Elza Amaral Carlos Neto Nishino, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pela UNIRODON, Especialista em Educação Infantil pelo Instituto FIC – Faculdades Integradas de Cuiabá, Especialista em EJA – Educação de Jovens e Adultos pela AVEC – Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura / FIVE – Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Flávia Carmelita Duarte Souza, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Letras – Língua Portuguesa / Literatura pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Hingridy Karoliny de Queiroz Arruda, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Especialista em Educação pela Faculdade Afirmativo.

Jaqueline de Moura Santana, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Suelen Barros Berté, Faculdade de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela FACUMINAS EAD – Faculdade de Minas Gerais.

Publicado

2021-09-27

Cómo citar

Rodrigues, D. O., Nishino, E. A. C. N., Souza, F. C. D. ., Arruda, H. K. de Q. ., Santana, J. de M. ., & Berté, S. B. (2021). A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 1080–1090. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2230