RESSONÂNCIAS PEDAGÓGICAS: INTEGRAÇÃO FAMILIAR, ADAPTAÇÃO, PSICOMOTRICIDADE E JORNADAS LÚDICAS

Autores

  • Gislaine Corrêa Teixeira Silva Centro Universitário Faveni- Unifaveni
  • Idalvina Pereira de Almeida Universidade Federal de MT
  • Izaltina Nato Corrêa da Silva Conceição Universidade de Cuiabá  UNIC
  • Márcia Leite Santos Pereira Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão
  • Regina Maura de Almeida Costa Conceição Universidade Federal de Mato Grosso UFMT
  • Silvana Moreira de Andrade Ferreira Universidade Norte do Paraná

Palavras-chave:

Adaptação. Família. Ludicidade.

Resumo

Queridos e dedicados educadores, pais atentos, profissionais da educação e todos que anseiam pelo florescer completo das almas infantis.

Com imensa alegria, temos a honra de lhes apresentar o deslumbrante livro digital "Ressonâncias Pedagógicas: Integração Familiar, Adaptação, Psicomotricidade e Jornadas Lúdicas". Este precioso tesouro literário é como uma trilha de luzes cintilantes que nos guia pelas profundezas mágicas da educação infantil, explorando os temas essenciais que sustentam os alicerces do desenvolvimento infantil desde os primeiros passos nesta encantadora jornada educativa.

Nas páginas virtuais deste livro digital, tecemos uma tapeçaria de saberes costurados por mãos sábias e corações apaixonados. Cada capítulo é uma pérola única, escrita por especialistas que compartilham com generosidade suas vivências, sabedorias e investigações no campo da Educação Infantil. Cada capítulo se aventura em um recanto vital da formação das crianças, desvelando perspicácias que se entrelaçam entre o prático e o teórico, guiando-nos com delicadeza tanto pelas salas de aula quanto pelos lares.

O primeiro capítulo nos brinda com a luminosidade de "O Mérito de Incentivar à Leitura na Educação Básica: Como Envolver a Família". Aqui, mergulhamos na importância etérea da leitura desde os primeiros passos da infância. Desvendamos os mistérios que rodeiam como os pais podem desempenhar o papel de guardiões das letras, orquestrando melodias de histórias que dançam entre gerações. Desse modo, construímos um espaço literário mágico no lar, onde os laços familiares florescem através do compartilhar das palavras.

No segundo capítulo, intitulado "Acolhimento e Adaptação da Criança na Creche", abraçamos a sensibilidade inerente à jornada da adaptação das crianças à creche. Neste santuário de aprendizado, exploramos o significado profundo do acolhimento, tanto para os pequenos viajantes quanto para suas famílias, compreendendo que essa base amorosa é o solo fértil onde florescerão sonhos e conexões eternas.

No terceiro capítulo, intitulado "A Importância do Brincar e Suas Intencionalidades no Desenvolvimento Infantil", nos perdemos no universo lúdico da brincadeira. Aqui, desvendamos os segredos de como as brincadeiras podem ser portais encantados para o desenvolvimento infantil. Descobrimos que cada riso, cada pulo e cada conto de faz-de-conta são pinceladas do desenvolvimento cognitivo, da imaginação fértil e das habilidades sociais.

Em uma jornada mágica no quarto capítulo, exploramos "A Importância dos Contos de Fadas para as Crianças na Educação Infantil". Entre as páginas destes contos encantados, descobrimos como narrativas intemporais podem ser faróis educativos, ensinando valores, tecendo habilidades linguísticas e despertando a chama da criatividade nas almas infantis.

No quinto capítulo, somos convidados a mergulhar nas profundezas do "A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento Escolar das Crianças". Nesta dança entre corpo e mente, desvelamos como atividades psicomotoras habilmente conduzidas podem se tornar pontes para o crescimento cognitivo, emocional e físico das jovens mentes.

E, enfim, em um importante desfecho, nos deparamos com o último capítulo, intitulado "Educação Infantil e a Utilização da Gamificação". Neste último portal, desbravamos a gamificação como um tesouro inovador, um mapa do tesouro educativo que cativa os pequenos corações e mentes na busca pelo conhecimento. Descobrimos como transformar o aprendizado em uma aventura interativa e eletrizante.

"Ressonâncias Pedagógicas" transcende a mera existência de um livro digital. É um convite mágico para uma reflexão profunda, um convite a sussurrar com o vento da mudança nas práticas educativas que tecem o destino das nossas crianças. Desejamos, do mais profundo do coração, que esta obra seja uma fonte eterna de inspiração, uma bússola que redireciona a jornada pedagógica, repleta de estratégias brilhantes e abraços que unem família e escola.

Que cada página seja uma centelha de insight, que cada capítulo seja um mundo novo a ser explorado. Aqui, convidamos a todos a se perderem nas palavras e, ao mesmo tempo, a se encontrarem em um caleidoscópio de aprendizado e crescimento.

As autoras,

Biografia do Autor

Gislaine Corrêa Teixeira Silva, Centro Universitário Faveni- Unifaveni

 Licenciada em Educação física, promovida pela Universidade  Pitágoras Unopar. Ano 2021.Segunda Licenciatura em  Pedagogia. Promovida pela Faculdade  de Ciências Humanas/FCH. Ano 2022. Especialista em Gestão Escolar Integradora com Ênfase em Supervisão, Orientação, Administração e Inspeção. Ano 2022. promovida pela Faculdade Dynamus de Campinas/FADYC. Pós -Graduada em A.B.A Análise do Comportamento Aplicada. Ano 2023. Promovida pela Centro Universitário Faveni- Unifaveni.

Idalvina Pereira de Almeida, Universidade Federal de MT

 Licenciatura em Pedagogia Plena em 2014 pela universidade Anhanguera Educacional de Campo Grande MS. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de MT em 2017.

Izaltina Nato Corrêa da Silva Conceição, Universidade de Cuiabá  UNIC

Especialista em Educação Especial e Inclusão com Ênfase Em AEE.Ano2017. Promovida pela Faculdade Integradas de Várzea Grande - FIAVEC. Especialista em  Docência Universitária: Desafios da Contemporaneidade.Ano 2008. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Licenciatura em Pedagogia, Magistério das matérias Pedagógicas do Segundo grau e supervisão Escolar de Primeiro e Segundo grau. Ano 1999. Promovida pela Universidade de Cuiabá  UNIC.

Márcia Leite Santos Pereira, Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão

Especialista em Docência da Educação Infantil e Anos iniciais. Ano 2017. Promovida pela Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão.Feics. Licenciatura em Pedagogia.  Ano 2017. Promovida pela Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão.Feics.

Regina Maura de Almeida Costa Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso UFMT

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Ano 2015. Promovida pela Faculdade Cuiabá FAUC / Especialista em Educação Infantil. Ano 2022. Promovida pela Universidade de Araras UNAR / Licenciatura em Pedagogia. Ano 2011. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT.

Silvana Moreira de Andrade Ferreira, Universidade Norte do Paraná

Especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Ano 2013. Promovido pela Faculdade  Associação Varzea Grandense de Ensino e Cultura. Licenciatura em Pedagogia.Ano 2009, Universidade Norte do Paraná. 

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Silva, G. C. T., Almeida, I. P. de, Conceição, I. N. C. da S., Pereira, M. L. S., Conceição, R. M. de A. C., & Ferreira, S. M. de A. (2023). RESSONÂNCIAS PEDAGÓGICAS: INTEGRAÇÃO FAMILIAR, ADAPTAÇÃO, PSICOMOTRICIDADE E JORNADAS LÚDICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–209. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10912

Edição

Seção

E-books

Categorias