TRABALHANDO COM TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Autores

  • Danieli Batista da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Idalvina Pereira de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sônia Ferreira Silva dos Santos nhanguera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10983

Palavras-chave:

Alfabetização. Leitura. Textos. Estágio. Metodologia.

Resumo

Este trabalho se refere sobre o processo de ler e escrever com a utilização de diferentes textos como mediadores no processo de alfabetização. Uma das preocupações que me atraiu a atenção foi sobre a dificuldade de qual método seria o melhor para melhor desenvolver leitura e escrita dos alunos. Trabalhar com textos foi uma opção que encontrei, pois achei prático, dinâmico e eficiente.  Com a concepção de que alfabetização é um processo contínuo e o letramento tem início quando a criança começa a conviver com diferentes manifestações de escrita na sociedade e se amplia cotidianamente, elaboro esta proposta com a temática: “Trabalhando com textos na alfabetização: uma experiência de estágio no curso de Pedagogia”. Uma experiência vivida em meu período de estágio, onde se aborda a desenvolver práticas de leitura e escrita com diferentes portadores de textos como contribuição para facilitar e promover a construção de habilidades leitoras. Como resultado obteve-se o iniciar do processo de desenvolvimento leitor nas crianças refletindo no melhor aprendizado.

Biografia do Autor

Danieli Batista da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Idalvina Pereira de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso. Licenciatura em Pedagogia Plena em pela Universidade Anhanguera Educacional de Campo Grande- MS.

Sônia Ferreira Silva dos Santos, nhanguera Educacional

Especialização em Psicopedagogia em Educação Especial promovida pela Faculdade Integral de várzea grande- MT. Licenciatura em Pedagogia Plena, promovida pela Anhanguera Educacional de Campo Grande- MS.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Silva, D. B. da, Almeida, I. P. de, & Santos, S. F. S. dos. (2023). TRABALHANDO COM TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 366–377. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.10983