A LEITURA LITERÁRIA E OS JOGOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS PAUTADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12861Palavras-chave:
Alfabetização. Estágio. Jogos Didáticos. Leitura literária.Resumo
Este artigo é resultado de um relato de experiência e um recorte de um trabalho de conclusão de curso. Apresenta as experiências vivenciadas no primeiro semestre de 2023, durante a realização do Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (em Gestão e Coordenação Pedagógica) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc / Ilhéus (Ba). O estágio foi realizado em uma escola de Ensino Integral da rede pública de um município Sul Baiano, tendo como público-alvo alunos/as do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da utilização da leitura literária e dos jogos didáticos como recursos facilitadores no processo de alfabetização e na aquisição da capacidade de escrita e leitura. Este trabalho é de natureza qualitativa e de caráter descritivo-reflexivo. Utilizou-se do método auto(biográfico) para que a partir das narrativas, experiências e vivências pudéssemos discutir e refletir com vistas a melhoria da nossa formação docente. As informações foram produzidas por meio da observação, da análise de documentos e de narrativas, resultantes das ações e reflexões realizadas ao longo do Estágio. Com a utilização dos recursos pedagógicos de leitura literária e jogos didáticos foram alcançados resultados positivos no processo de alfabetização dos/das alunos/as na aquisição da escrita, fluência de leitura e desenvolvimento de vocabulário, bem como foram oportunizadas aprendizagens que contribuíram para a nossa formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY