A LEITURA LITERÁRIA E OS JOGOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS PAUTADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA

Autores

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Shauana Araújo de Abreu Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12861

Palavras-chave:

Alfabetização. Estágio. Jogos Didáticos. Leitura literária.

Resumo

Este artigo é resultado de um relato de experiência e um recorte de um trabalho de conclusão de curso. Apresenta as experiências vivenciadas no primeiro semestre de 2023, durante a realização do Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (em Gestão e Coordenação Pedagógica) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc / Ilhéus (Ba). O estágio foi realizado em uma escola de Ensino Integral da rede pública de um município Sul Baiano, tendo como público-alvo alunos/as do 2° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da utilização da leitura literária e dos jogos didáticos como recursos facilitadores no processo de alfabetização e na aquisição da capacidade de escrita e leitura. Este trabalho é de natureza qualitativa e de caráter descritivo-reflexivo. Utilizou-se do método auto(biográfico) para que a partir das narrativas, experiências e vivências pudéssemos discutir e refletir com vistas a melhoria da nossa formação docente. As informações foram produzidas por meio da observação, da análise de documentos e de narrativas, resultantes das ações e reflexões realizadas ao longo do Estágio. Com a utilização dos recursos pedagógicos de leitura literária e jogos didáticos foram alcançados resultados positivos no processo de alfabetização dos/das alunos/as na aquisição da escrita, fluência de leitura e desenvolvimento de vocabulário, bem como foram oportunizadas aprendizagens que contribuíram para a nossa formação.

Biografia do Autor

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor e Orientador de TCC do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba). 

 

Shauana Araújo de Abreu, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (Ba) - Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Ibicaraí (Ba).

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Tavares, G. da P., & Abreu, S. A. de. (2024). A LEITURA LITERÁRIA E OS JOGOS DIDÁTICOS: EXPERIÊNCIAS PAUTADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1107–1125. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12861