OS JOGOS DIDÁTICOS SÃO MEIOS FACILITADORES DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO? UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10008Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Jogos pedagógicos. Facilitador.Resumo
No Brasil, ainda nos dias de hoje há um número bastante significativo de pessoas que ainda não sabem ler. O analfabetismo ainda é uma preocupante situação vivenciada na maioria das escolas do país. A garantia de uma alfabetização de qualidade deve oportunizar a leitura e a escrita, para que haja uma melhor compreensão da função da linguagem no mundo. Os elementos que desafiam a criança a pensar criticamente sobre a linguagem escrita e seu funcionamento em sociedade merecem atenção exclusiva. O letramento tem valiosa importância no processo educativo da criança já que promove a inclusão das linguagens nas relações sociais. O ato de alfabetizar letrando deve propiciar aos alunos outros meios além da aquisição de códigos gráficos da mecânica da leitura e da escrita. A escola deve oferecer condições necessárias para que a criança se desenvolva em ambientes capacitados e que trabalhem com a ludicidade. A ludicidade na forma de jogos didáticos é assunto pertinente e gerador de muitas discussões sobre seu uso no contexto do letramento e alfabetização. É consenso na Educação de que os jogos didáticos são meios facilitadores do processo do ensino e aprendizagem na alfabetização? Para responder a essa e outras perguntas relacionadas a esse tema, a presente pesquisa investigou junto a uma amostra de gestores, professores e pais de alunos matriculados nas séries dos 1ºs Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Janja, localizada na cidade de Aquiraz, Ceará, Brasil, se é considerado importante o uso de jogos pedagógicos no processo de alfabetizar letrando. Para esse estudo de caso, um questionário semiestruturado foi aplicado. Para tecer discussões e considerações, Magda Soares (2010, 2014, 2017), Emília Ferreira (2012), Ana Teberosky, (2012), PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2012), Dados do Censo demográfico (2010), nova BNCC -Base Nacional Curricular Comum (2019), Lei de Diretrizes e Bases da Educação -LDB (2012), IDEB (2018) e outros colaboradores foram consultados. Os resultados da presente pesquisa revelaram que os jogos facilitam o aprendizado em sala de aula por meio da diversão; maneiras de pensar e elaborar aulas com jogos estão sendo incorporadas também no ambiente familiar; a aplicação de atividades com jogos pedagógicos incentiva a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima e seu aprendizado. Finalmente, conclui-se que a utilização do uso de jogos pedagógicos na alfabetização e no letramento oferece uma gama de oportunidades para o desenvolvimento da aprendizagem.
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