O JOGO COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS ENTRE OS 4 E 5 ANOS EM PORTUGAL E BRASIL – UM ESTUDO COMPARADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5955Palavras-chave:
Jogo. Aprendizagem. Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo reflete sobre a importância do jogo na aprendizagem da escrita e da leitura de crianças em idade pré-escolar em Instituições de ensino em Portugal e Brasil. Os resultados permitiram mostrar que as opiniões sobre a aprendizagem e o jogo encontram-se relacionadas com algumas variáveis como sejam a idade, situação profissional, habilitaçãoo literária e nacionalidade dos professores. Permitiu também verificar um modelo de regressão linear entre a influência do jogo na aprendizagem da criança, correlacionando-se o espaço e valorização de leitura com a dinâmica do jogo. É de extrema relevância analisar de que modo influencia a aprendizagem da leitura e da escrita, revestindo-se de uma importância crucial na educação pré-escolar como prática pedagógica.Verificou-se ainda através do registo das observações dos alunos em sala de aula, que as crianças gostavam de realizar atividades baseadas em jogos e esse fato repercutiu-se na sua aprendizagem e muito concretamente na leitura e na escrita.
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