O JOGO COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS ENTRE OS 4 E 5 ANOS EM PORTUGAL E BRASIL – UM ESTUDO COMPARADO

Autores

  • Keila Coelho Barbosa Faculdade Coelho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5955

Palavras-chave:

Jogo. Aprendizagem. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do jogo na aprendizagem da escrita e da leitura de crianças em idade pré-escolar em Instituições de ensino em Portugal e Brasil. Os resultados permitiram mostrar que as opiniões sobre a aprendizagem e o jogo encontram-se relacionadas com algumas variáveis como sejam a idade, situação profissional, habilitaçãoo literária e nacionalidade dos professores. Permitiu também verificar um modelo de regressão linear entre a influência do jogo na aprendizagem da criança, correlacionando-se o espaço e valorização de leitura com a dinâmica do jogo. É de extrema relevância analisar de que modo influencia a aprendizagem da leitura e da escrita, revestindo-se de uma importância crucial na educação pré-escolar como prática pedagógica.Verificou-se ainda através do registo das observações dos alunos em sala de aula, que as crianças gostavam de realizar atividades baseadas em jogos e esse fato repercutiu-se na sua aprendizagem e muito concretamente na leitura e na escrita.

Biografia do Autor

Keila Coelho Barbosa, Faculdade Coelho

Doutora em Ciências da Educação. Especialização em Didática e Organização de Instituições Educativas pela Universidade de Sevilha-Espanha. Mestre em Ciências da Educação especialização em Analise e Intervenção em Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Professora na Faculdade Coelho Neto (FACNET). Imperatriz. Maranhão. E-mail: keila.mayla@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Barbosa, K. C. . (2022). O JOGO COMO FORMA ESTRATÉGICA DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DE CRIANÇAS ENTRE OS 4 E 5 ANOS EM PORTUGAL E BRASIL – UM ESTUDO COMPARADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 710–724. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5955