A SEXUALIDADE E A REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABUNA-BA PAUTADA NA PERSPECTIVA CTS
Palavras-chave:
Livro didático. Ensino de Ciências. Educação Sexual. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Reprodução Humana.Resumo
O livro, deveras, é o material didático mais utilizado pela/o professora/r, por, talvez, ser mais acessível e por apresentar significados e valores, pois, é produzido mediante um contexto político, sócio-histórico e cultural. Dependendo do contexto, o livro didático apresenta diversos sentidos e é considerado bastante flexível.
Diante disso, se faz necessário por parte das/dos docentes e discentes um posicionamento crítico e politizado, junto ao livro, seja na perspectiva dos textos, seja na perspectiva das imagens que ele apresenta. A reflexão e a crítica podem levar ao questionamento das representações que o livro traz e, principalmente, às de cunho preconceituoso e discriminatório.
Aqui no interessa abordar o enfoque do livro de ciências naturais com vistas às discussões que contemplem à sexualidade e à reprodução humana na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS.
A perpetuação das espécies no planeta está atrelada ao fenômeno biológico da reprodução humana que é de fundamental importância para os seres vivos. No entanto, os humanos também se relacionam sexualmente em busca do prazer para além da reprodução humana.
Assim, a sexualidade humana é considerada complexa, pois envolvem diversos fatores sociais, culturais, econômicos, psicológicos, éticos e religiosos. Desse modo, ao trabalhar com esse conteúdo é necessário a inclusão de temas sociais de modo a contribuir para a formação crítica e responsável das/os alunas/os.
E para isso, as/os professoras/es de ciências naturais poderão utilizar a perspectiva curricular CTS que tem como objetivo, entre outros, um ensino mais humanizado das ciências naturais com vistas ao desenvolvimento do pensamento crítico e socialmente justo.
Dessa maneira, é possível potencializar o protagonismo e a tomada de decisão ao estimular o debate de questões sociocontroversas em sala de aula, o que torna o aprendizado desses conteúdos mais vantajoso para a vida em sociedade ao se aproximar do cotidiano das/os alunas/os.
Este livro é fruto de uma pesquisa realizada para fins acadêmicos que tem como objetivo analisar em que medida as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade são abordadas nos conteúdos de reprodução humana e sexualidade nos livros didáticos de ciências naturais de escolas da rede pública estadual do município de Itabuna, Bahia, de modo a favorecer a formação da cidadania e o combate ao preconceito.
Reúne textos que discutem aspectos do livro didático de ciências naturais, da educação sexual e da sexualidade no ensino de ciências naturais.
No Capítulo I, apresentaremos um panorama geral sobre a Educação Sexual no Brasil, momento em que apresentaremos uma breve linha do tempo a partir do século XIX até os dias atuais.
No Capítulo II, discorreremos sobre a sexualidade no ensino de ciências naturais e o livro didático, dando maior enfoque à reprodução humana e a sexualidade. No Capítulo III, discutiremos sobre a sexualidade no ensino de ciências naturais e as possibilidades para a perspectiva curricular CTS, que sinaliza para a necessidade de um ensino de ciências naturais mais humanizado e que favoreça o desenvolvimento do pensamento crítico e socialmente justo.Já no capítulo IV, apresentaremos os procedimentos metodológicos bem como analisaremos, mediante os resultados da pesquisa documental, os dados e as informações considerando o que revelam os livros didáticos de ciências naturais das escolas públicas da rede estadual do município de Itabuna-Ba, no que se refere aos conteúdos de reprodução humana e de sexualidade na perspectiva CTS, com vistas a uma formação para a cidadania e para o combate ao preconceito.
A nossa pretensão com a produção desse livro é oportunizar reflexões para desconstruirmos a concepção de reprodução humana e a sexualidade no ensino de ciências naturais exclusivamente na perspectiva biologizante e reconstruirmos uma nova concepção mediante uma perspectiva mais plural, mais diversa, mais justa e democrática, contemplando também as perspectivas sócio-históricas e culturais.
Boa leitura!
Os autores,
Éder Pinho Magalhães
Gleydson da Paixão Tavares
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY